Funções do corpo



         Objetivo: nomear as diferentes partes do corpo; comparar seu corpo com o do colega, verificando semelhanças e diferenças; dizer quem nos deu o corpo.
         (Currículo para as Escolas de Evangelização Espírita Infanto-Juvenil – FEB)

         Prece inicial

         Primeiro momento - hora das novidades: alguns minutos para que as crianças contem algo sobre a semana, as novidades, falem livremente.

         Segundo momento - janelinha do tempo: mostrar o Cartaz do Tempo - com uma janelinha que abre e fecha - e pedir que digam se está chovendo (fecha a janela do cartaz do tempo) ou se tem sol (abre a janela).

         Terceiro momento - história: do livro A cor do Coração, de Adeilson Salles - Editora Solidum (adaptada para narrativa).

         Quarto momento: atividades diversas.

         1 - Atividade dialógica - questionar às crianças:

         * Quem tem olhos castanhos? E azuis? E verdes? A cor dos cabelos é igual?

         * Quais as cores dos cabelos das pessoas nesta sala?

         * Todos vocês são do mesmo tamanho? Onde ficam nossos pés?

         * Mostrem os dedos das mãos! (atividade retirada da apostila da FEB)

         2 - Atividade de Pintura e Colagem: as crianças recebem uma folha com uma imagem de jardim para pintar. Após a pintura, cada uma receberá uma imagem de criança (retiramos da internet e revistas, procuramos crianças de diversas raças e em situações diferentes), em forma de quebra-cabeça (duas partes) que deverão montar e colar no jardim. Cada imagem é única. Após a colagem cada um deve mostrar o seu jardim para o colega e descrever quem está no jardim (menino/ menina, como a criança descrever).

         Clique aqui para ver sugestão de jardim.

         Clique aqui para ver uma atividade concluída.

         3 - Brincadeira - O Que será? (apostila da FEB) - miniaturas de peças de vestuário e acessórios em saco ou caixa surpresa. Cada criança deverá retirar uma peça, mostrá-la a todos, nomear, dizer em que parte do corpo a usamos e em seguida fazer a mímica de como a vestimos ou usamos, com auxílio dos evangelizadores.

         4 - Atividade com música - faixa 14 do CD Soltando a Língua. Cantar e fazer os gestos.

         Obs.: durantes as atividades, em momentos oportunos, fazer os seguintes questionamentos, reforçando e levando a compreensão do assunto trabalhado: quais as partes do nosso corpo? Para que serve a cabeça? E os olhos? (...) As pessoas tem corpos diferentes? Quais as diferenças? Quem criou nossos corpos?

         Prece de encerramento

         Sugestão: maternal

         Evangelizadoras: Carla, Carina e Janína

         

[Aulas]    |    [Imprimir]