Formação dos Seres Vivos I


         Prece inicial:

         Primeiro momento: bancos (ou cadeiras) alinhados formando um corredor. Dentro desse corredor, há quatro círculos de diferentes tons: um escuro e os demais sucessivamente mais claros. Os jovens são questionados sobre o significado dos círculos e se algo estava faltando.

         Segundo momento: explicar que os círculos são os diferentes tipos de mundos e seus estágios evolutivos: primitivo, provas e expiações, regeneração, felizes e que está faltando o Mundo Divino. Comentar que o Mundo Divino não possui a necessidade de um círculo, visto que ele é desmaterializado. Escrever com giz, no chão, os respectivos nomes dos mundos.

         Terceiro momento: com quatro chapéus, simbolizando o reino mineral, vegetal, animal e humano, quatro voluntários passam de mundo em mundo, para, então evoluir de um reino ao outro. Os demais jovens (porque não há lugar para todos no círculo) devem estar agachados(minerais), sentados(vegetais) em pé(animais) e, por fim, subir em cima dos bancos (seres humanos), acompanhando a evolução.

         Quarto momento: Comentar a atividade de Jesus e seus auxiliares na preparação do orbe para abrigar a vida, bem como para a evolução das espécies; o imenso caminho que já percorremos desde os minerais até hoje; a importância da relação entre evolução, livre-arbítrio e reforma íntima.

[Sugestão de texto para distribuir aos jovens]

         Prece de encerramento


         Textos de apoio: O Livro dos Espíritos, questões 43 a 49; A Gênese, capítulo X, itens 24,25 e 27; A Caminho da Luz, capítulo II, de Chico Xavier/Emmanuel

Colaboração: Letícia, Ricardo e Débora


         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]