Fluido vital


         Primeiro momento: levar materiais diversos (rolo de papel higiênico, tampinhas, linhas, miçangas, papéis, etc.), para a confecção de um “mensageiro dos ventos”. Depois de concluído o trabalho, solicitar que os jovens pendurem as suas produções em um local ventilado.

         Clique aqui para ver uma foto.

         Observar o movimento dos “mensageiro dos ventos, questionando os jovens sobre o motivo deste movimento (espera-se que cheguem à conclusão de que o vento não pode ser visualizado, porém possui bastante força).

         Segundo momento: perguntar aos jovens o que sabem sobre “fluido vital”, sem fazer intervenção nas hipóteses dos evangelizandos. Quando esgotarem as hipóteses, passar uma caixinha contendo recortes com questões de O Livro dos Espíritos, nrs. 64 a 70, para que cada jovem leia e todos debatam.

         Terceiro momento: após o debate, fixar um cartaz com duas colunas, escrito: Conserva o fluido vital e Prejudicar o fluido vital. Distribuir aos jovens recortes contendo substâncias, sentimentos e atitudes que podem favorecer ou prejudicar o fluido vital para que fixem na coluna correspondente.

         Clique aqui aqui para ver sugestão de cartaz.

         Quarto momento: para finalizar o encontro, podemos convidar um passista da instituição para fazer uma breve explicação sobre o fluido vital e o passe.

         Referências: O Livro dos Espíritos , q. 64 a 70.

         Prece de encerramento.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Fabiana Bernardo, do Grupo Espírita União Sagrada de Nosso Pai- Gravataí/RS.



         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]