Primeiro momento: levar materiais diversos (rolo de papel higiênico, tampinhas, linhas, miçangas, papéis, etc.), para a confecção de um “mensageiro dos ventos”. Depois de concluído o trabalho, solicitar que os jovens pendurem as suas produções em um local ventilado.
Clique aqui para ver uma foto.
Observar o movimento dos “mensageiro dos ventos, questionando os jovens sobre o motivo deste movimento (espera-se que cheguem à conclusão de que o vento não pode ser visualizado, porém possui bastante força).
Segundo momento: perguntar aos jovens o que sabem sobre “fluido vital”, sem fazer intervenção nas hipóteses dos evangelizandos. Quando esgotarem as hipóteses, passar uma caixinha contendo recortes com questões de O Livro dos Espíritos, nrs. 64 a 70, para que cada jovem leia e todos debatam.
Terceiro momento: após o debate, fixar um cartaz com duas colunas, escrito: Conserva o fluido vital e Prejudicar o fluido vital. Distribuir aos jovens recortes contendo substâncias, sentimentos e atitudes que podem favorecer ou prejudicar o fluido vital para que fixem na coluna correspondente.
Clique aqui aqui para ver sugestão de cartaz.
Quarto momento: para finalizar o encontro, podemos convidar um passista da instituição para fazer uma breve explicação sobre o fluido vital e o passe.
Referências: O Livro dos Espíritos , q. 64 a 70.
Prece de encerramento.
Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Fabiana Bernardo, do Grupo Espírita União Sagrada de Nosso Pai- Gravataí/RS.