As frutas


         De longe se podia ouvir a conversa que vinha da cozinha:

         - Eu sou o mais gostoso! – disse o abacaxi. Eu faço um suco delicioso. Perguntar se gostam de suco de abacaxi.

         - Não senhor! – disse a pêra muito séria. Além de ser deliciosa naturalmente, também fico ótima em doces e conservas. Perguntar se gostam de pêra.

         - Todos sabem que eu sou o máximo. Sou conhecido como Morango Máximo. Apareço até nos iogurtes e em doces deliciosos. Perguntar se gostam de morango.

         - A fruta mais importante sou eu – disse orgulhosa a laranja. Eu tenho vitamina C, que protege de gripes e resfriados. Perguntar se gostam de laranja.

         - Mas eu sou a fruta de que todos gostam. Não conheço ninguém que não goste de banana. Perguntar se gostam de banana.

         - Mas Pedrinho gosta mais de maçã. Com ou sem casca eu sou deliciosa! Perguntar se gostam de maçã.

         E a discussão seguia. Seu abacaxi falou novamente:

         - Comer frutas é muito importante! Todas as frutas têm vitaminas que dão saúde e disposição para que as crianças possam brincar e aprender muitas coisas.

         - É preciso lavar as frutas antes de comer. Mas eu sou sempre limpinha – retrucou a banana.

         De longe o limão não dizia nada, apenas observava a discussão. Ele vivia triste e solitário, pois achava que era a mais azeda das frutas, e que ninguém gostava dele.

         Foi quando se ouviu muitas risadas e conversas. Eram as crianças chegando na cozinha. Imediatamente todas as frutas ficaram em silêncio. Naquela casa moram três crianças e elas estavam chegando da escola.

         - Estou com fome – disse uma delas.

         - Eu também – responderam as outras duas.

         A mãe delas pediu que esperassem um pouco, que ela iria providenciar um lanche bem gostoso. E sabem o que ela fez? Uma deliciosa salada de frutas com banana, maçã, laranja, morango, pêra, abacaxi e outras frutas. Ir mostrando as frutas, depositando-as todas em um recipiente ou colando no quadro.

         As crianças adoraram! Comeram toda a salada de frutas. De longe, apenas o limão observava triste, porque não participou da festa!

         Logo as crianças foram brincar no pátio da casa. Era uma tarde quente de verão e depois de algum tempo a mãe percebeu que eles estavam com sede.

         Ela, então, fez uma deliciosa limonada e todos ficaram contentes, inclusive o limão que pôde finalmente participar da brincadeira!

Claudia Schmidt