Flores e Frutos III


         Prece inicial

         Objetivo da aula: reforçar o entendimento de amor à natureza e o papel de cada um (seres humanos – animais e plantas), para que a natureza possa auxiliar a todos, suprindo nossas necessidades segundo nossas atitudes.

         Primeiro momento - atividade:

         O evangelizador deverá trazer para sala de aula algumas sementes, deixar em lugar que todos possam observá-las sem chamar a atenção para elas e uma cartolina para poderem representar o nascimento de uma planta.

         QUESTIONAR:

         * Como nasce um árvore? (aguardar todas as respostas).

         * Quais os cuidados que devemos ter para que ela se desenvolva? (incentivar todos a participarem, mesmo que as respostas se repitam).

         Mostrar as sementes aos evangelizandos, perguntando a que frutos correspondem.

         Em seguida o evangelizador deverá pedir que escolham uma semente para fazermos a simulação do nascimento de uma árvore na cartolina. A partir daí o evangelizador deverá ir auxiliando os evangelizandos, em todos os passos do desenvolvimento dessa árvore (plantio da semente, caule, galhos, folhas, flores e frutos).

         Para as flores, o evangelizador poderá trazer florzinhas amarelas, já recortadas e com seus miolos quase que totalmente recortado, para que as pétalas sejam destacadas, ficando só seus miolos para darem origem as frutas (os evangelizandos deverão fazer suas colagens nos galhos da árvore – colocar um pingo de cola, somente no miolo da flor).

         Esclarecer que nem todas as árvores são frutíferas, porém temos que cuidá-las com muito carinho, pois as flores enfeitam e perfumam a natureza e as árvores que não dão flores ou frutos, além de contribuírem com o oxigênio (ar que respiramos), podem contribuir como remédios, abrigo para alguns animais ou até mesmo com sua sombra.

         O evangelizador deverá salientar a dor que sente uma planta quando arrancamos seus galhos, folhas ou suas flores e da oportunidade que perdemos de comer gostosos frutos quando essa flor arrancada pertencia a uma arvore frutífera. Para finalizar o evangelizador deverá auxiliar seus evangelizandos a desenharem em volta do miolo da flor pregada na árvore, o fruto correspondente a semente que plantaram.


         Segundo momento: questionar e fazer esclarecimentos necessários conforme as respostas.

          Quem criou as plantas?

          Para que servem as flores?

          Qual a utilidade das frutas?

          O que será que as flores sentem quando são arrancadas e o que acontece com ela em seguida? (se for de uma árvore que produz frutos o que perderemos com essa atitude?).

          O que será que uma árvore sente quando lhe é arrancada algum galho ou até mesmo suas folhas e o que acontece com essas partes depois de arrancadas?

          Qual utilidades poderá ter uma árvore ou planta que não produz frutos?


         Terceiro momento: contar a história A florzinha Magali.

         Quarto momento: entregar para os evangelizando desenhos correspondentes a história para que pintem e, em seguida colem no cartaz com o desenho da árvore.

         Quinto momento: entregar para os evangelizandos sementes de flores para plantarem e cultiva-las, segundo o entendimento da aula.

         Clique em MOMENTO DO EVANGELIZADOR - TROCANDO EXPERIÊNCIAS, para ler dicas sobre a aula.

         Prece de encerramento

         Sugestão: jardim e primeiro ciclo.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Campo Grande/MS, baseada na aula Flores e Frutos II.




         

[Aulas]    |    [Imprimir]