Flores e Frutos II


         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história A florzinha Magali. Para ilustrar a narração pode-se utilizar os desenhos.

         Segundo momento: perguntas sobre a história:

          Quem criou as flores?

          E as frutas foram criadas por quem?

          Para que servem as flores?

          Qual a utilidade das frutas?

          Gostam de sentir o perfume das flores? (O evangelizador poderá levar um vaso com flores para que as crianças sentim o perfume).

          Quais as frutas que as crianças mais gostam?

         Terceiro momento - atividades: veja abaixo algumas sugestões.

         Atividade 1: distribuir desenhos de flores (diversos modelos) em pequenos pedaços de papeis para que as crianças pintem. Ao final, colar os desenhos em palitos de picolé, e “plantá-los” em um pote com terra, formando um jardim. O evangelizador, também, poderá levar desenhos recortados ou solicitar que os evangelizandos recortem, dependendo do desenvolvimento das crianças.

         Atividade 2: distribuir os desenhos da história para que as crianças pintem. Ao final, colocar na ordem da história, formando um mural ilustrativo da história.

         Atividade 3: levar recortes de revistas com flores e frutas, e pedir que as crianças identifiquem se é flor ou fruta, e digam o nome quem souber.

         Atividade 4: levar o desenho de uma árvore grande, previamente colorida, colada em cartolina. Distribuir desenhos de flores e frutos (já recortados, se for necessário) para serem pintados e colados na árvore. Levar também o desenho de um esquilo (referência à história contada). É importante que cada criança cole o desenho que pintou na árvore, ressaltando a importância da sua participação na construção da tarefa.

         Atividade 5: formar, com os evangelizandos, um álbum da natureza com recortes de revistas e desenhos deles ou pintados por eles, que poderão ser incluídos nas próximas aulas.

         Prece de encerramento

         Sugestão: maternal e jardim.

         

[Aulas]    |    [Imprimir]