Episódio das Irmãs Fox

         O dia 31 de março é uma data muito especial na história do Espiritismo. Foi exatamente em 31 de março de 1848, que ocorreu o primeiro diálogo entre as irmãs Fox e o Espírito de uma pessoa que tinha sido assassinada cinco anos antes na casa em que elas moravam, numa pequena cidade do Estado de Nova York, chamada Hydesville, nos Estados Unidos da América do Norte.

         A família Fox, que era metodista, tinha alugado aquela casa de madeira um ano antes, em dezembro de 1847.

         Ali moravam o Sr. John David, sua esposa Margareth e suas duas filhas Kate de 9 anos e Margareth de 12 anos. Eles tinham outros filhos, que não moravam com eles.

         Antes da família Fox, outros inquilinos que moraram naquela casa já tinham se queixado que estranhos ruídos eram ouvidos ali.

         Aqueles ruídos, que começaram aos poucos, foram aumentando de intensidade. Eram barulhos de arranhões nas portas e paredes, outras vezes eram batidas ou até mesmo barulhos de móveis sendo arrastados.

         Muitas vezes estas vibrações eram tão fortes que as camas tremiam e até se deslocavam do chão. Kate e Margareth, assustadas, não conseguiam dormir e iam para o quarto dos pais.

         Todos estavam muito abalados. O casal começou a investigar aqueles fenômenos, mas não chegavam a nenhuma conclusão.

         Kate, a mais nova, teve uma idéia: desafiar aquela força invisível, começando a dialogar com ela. Batendo palmas, falou: Sr. Pé rachado, faça o que eu faço. Imediatamente ela ouviu o mesmo número de batidas.

         Kate continuou: - Agora, faça exatamente como eu. Conte um, dois, três, quatro e bateu palmas. As batidas foram exatamente iguais.

         Aí Kate falou para a sua mãe: - Já sei o que é! Amanhã é primeiro de abril e alguém quer nos pregar uma mentira!

         A senhora Fox então passou a fazer perguntas. Pediu ao desconhecido para dizer a idade de suas filhas e a resposta do número de batidas foi correta.

         Então, ela se aprofundou mais no diálogo, perguntando: Quem está aí é um ser humano? Não houve respostas. Em seguida, ela perguntou: “É um Espírito? Se for, dê duas batidas”. Imediatamente, ela ouviu duas batidas.

         A sra Fox então perguntou: Se for um Espírito assassinado, dê duas batidas.

         Logo ela ouviu duas batidas.

         Estabeleceram então uma espécie de comunicação com o Espírito, criando um alfabeto do tipo “telegrafia espiritual”

         Descobriram então que este Espírito comunicante tinha sido um vendedor ambulante de nome Charles Rosma, que tinha sido assassinado a golpes de facada há cinco anos por uma pessoa chamada Sr. Bell que na época habitava naquela casa. O corpo tinha sido levado para a adega e que somente na noite seguinte é que tinha sido sepultado, a aproximadamente três metros de profundidade. Contou que o motivo do crime foi o roubo de um dinheiro que possuía, aproximadamente 500 dólares.

         Foram feitas escavações no local indicado e acharam alguns ossos e cabelos humanos. Cinqüenta e seis anos mais tarde, foi encontrado próximo ao local, embaixo da parede, o esqueleto completo com uma lata do mascate, provando que o corpo tinha sido removido de um lugar para outro, com medo de ser descorberto.

         Logo os vizinhos fizeram uma comissão de investigação e começaram a participar intensamente dos diálogos, ficando assustados, pois o Espírito respondia detalhes de suas vidas íntimas.

         Um dos vizinhos estabeleceu então uma maneira de identificar as respostas, colocando as letras do alfabeto e o Espírito fazia pequenos arranhões nas letras.

         No ano seguinte, a família Fox passou a excursionar pelo país, realizando sessões mediúnicas para o público em várias cidades.

         Outras entidades espirituais começaram a se manifestar e disseram que Kate e Margareth eram médiuns que vieram com a missão de cooperar no importante movimento de idéias que chamaria a atenção do mundo em muito pouco tempo.

         A repercussão dos fenômenos foi tão grande que começaram a atrair a atenção de milhares de curiosos. Em 1850, a família Fox mudou-se para Nova York e continuou com as sessões públicas no Hotel Barnum.

         Outras comissões de investigação foram feitas, para ver se descobriam algumas fraudes e as irmãs Fox foram muito perseguidas.

         A imprensa criticava e a Igreja Metodista a qual a família Fox pertencia ameaçou-a de expulsão. Porém, eles preferiram ser expulsos da Igreja do que negar que aqueles fenômenos eram verdades.

         A partir desta data, começaram na Europa a aparecer o fenômeno das mesas girantes, despertando as consciências e preparando todos para o surgimento do Espiritismo.

BIBLIOGRAFIA: Náufel, José – Do ABC ao Infinito; Feesp – Curso Básico de Espiritismo.