Família - Significado dos laços familiares

         Prece inicial

         Objetivo: Reconhecer que a família pode ser formada por laços materiais e espirituais.

         Primeiro momento: análise de um cartaz, que será colado na sala, para descobrir o tema da aula.


         Segundo momento - técnica de sensibilização: solicitar aos alunos que sentem confortavelmente, relaxem todo o seu corpo, fechem os olhos e tentem imaginar tudo o que a evangelizadora vai dizer (colocar uma música suave para auxiliar no relaxamento).

         "Imaginem-se saindo da escola, está um lindo dia, o sol brilha no céu azul, há flores por toda parte, uma brisa suave afaga o seu rosto. Você está percorrendo o caminho de volta para casa, sozinho. Ao chegar em casa você abre a porta. A casa está em silêncio, você vai percorrendo os cômodos e não encontra aquelas pessoas que fazem parte de sua família. Nesse momento vocês devem chamá-los, mentalmente, pelos seus nomes... Chame-os diversas vezes... Ninguém responde. Você percorre todas as dependências da casa e não encontra ninguém... Chame mais uma vez... Finalmente eles aparecem... Quem são? Identifique um a um quem são... Eles estão contentes em ver você... Abrace-os mentalmente, sinta o seu carinho, o amor que há entre vocês... Sinta-se abraçado, amado... Você agora está se sentindo muito bem. Agora você pode abrir os olhos lentamente."

         Obs: ao aplicar essa técnica o evangelizador deverá conhecer a realidade dos evangelizandos. Havendo necessidade, deve adaptar a técnica.

         Terceiro momento: conversar com os evangelizandos, solicitando que eles digam o que sentiram quando imaginaram-se sozinhos.

         Questionar:

         Como eles se sentiram quando não encontraram ninguém em casa?

         Quais foram as pessoas que eles abraçaram?

         O que eles sentiram nesse momento de afeto?

         Qual a importância da nossa família em nossas vidas?

         O que significa o quarto mandamento recebido por Moisés: "Honrai o vosso pai e a vossa mãe? Perguntar qual o significado de amor e respeito filial. Lembrar que esses sentimentos estendem-se aos pais adotivos e também a todas aquelas pessoas que são responsáveis por nós. A família é formada não só pelos laços de sangue, mas também por laços espirituais. Os familiares que já desencarnaram continuam fazendo parte da família.

         Obs.: o evangelizador poderá utilizar como fonte de pesquisa "O Evangelho Segundo o Espiritismo", cap. XIV, especialmente os itens "Piedade filial e A parentela corporal e a parentela espiritual".

         Quarto momento: confeccionar o colar da "família ideal" (colar das mãos). Entende-se "família ideal" aquela que se ajuda mutuamente, desenvolvendo atitudes positivas entre seus membros.

         Técnica:

         O colar é feito a partir de desenhos da mão aberta, com os dedos fechados, devidamente recortadas e coladas até formar um colar. Clique aqui para ver o modelo do colar.

         Escrever em cada mãozinha, atitudes que devemos ter no lar, com a família para que o lar seja mais harmonizado. Ex.: paciência, amor, respeito, amizade.

         Lembrar aos alunos a importância de nossas mãos, pois é através delas que nos vestimos, penteamos nossos cabelos, escovamos os dentes, escrevemos. Podemos e devemos utilizá-las para realizar muitas coisas boas a nós mesmos e aos membros de nossa família.

         Evangelizadora: Angela - 2º ciclo.

         Prece de encerramento



         

[Aulas]    |    [Imprimir]