Família - irmãos

         Prece Inicial

         Primeiro momento: contar a história Diversão Garantida. O evangelizador pode contar a história utilizando-se de brinquedos: três bonecos maiores para fazerem o papel dos personagens e brinquedos menores para serem as bonecas e os carrinhos. Também podem ser levados vários brinquedos para comporem a narrativa, inclusive um quebra-cabeça.

         Segundo momento: conversar com os evangelizandos.

          Quem tem irmãos? Costumam brincar com os irmãos? Quem não tem irmãos têm amigos, com quem brincam. Deixar que as crianças digam os nomes dos irmãos e de alguns amigos.

          Como são as brincadeiras?

          Costumam emprestar os brinquedos? Recebem brinquedos emprestados?

          Cuidam dos seus brinquedos? E dos brinquedos dos outros?

          Lembrar que é divertido brincar quando todos se respeitam e dividem os brinquedos. Respeitar é saber esperar a sua vez de brincar, não querer o brinquedo do outro quando ele está usando. Quando participar de um jogo, respeitar as regras, os outros jogadores, saber perder e saber ganhar (não ficar bravo ou zombar dos outros).

          O que devemos fazer com os brinquedos que não usamos mais? Doá-los a outras crianças que vão ficar contentes em brincar com eles.

         Terceiro momento - atividade: distribuir uma folha em branco para que as crianças desenhem seus brinquedos favoritos. Nos desenhos das crianças menores o evangelizador poderá colocar cola e enfeitar com grãos de milho ou feijão (ao redor do desenho).

         Prece de encerramento

         Sugestão: maternal e jardim.


         

[Aulas]    |    [Imprimir]