Família - colaboração no lar

          Prece Inicial

          Primeiro momento: contar uma das histórias da página www.momento.com.br:

          Formação para vida.

          A família.

           Segundo momento: estabelecer um diálogo com os evangelizandos, tendo como base a história escolhida. Perguntar:

           Quais as tarefas de cada um no seu lar?

           Como realizam as tarefas? Com bom humor, alegria, boa-vontade?

           É necessários que os pais ou responsáveis lembrem sempre ou insistam para que a tarefa seja realizada?

           As tarefas realizadas são importantes? Por quê? Lembrar que todas as tarefas realizadas no lar são importantes e por isso devem ser realizadas com amor e dedicação. Essas tarefas nos educam e nos preparam para executar outras tarefas que surgirão ao longo da vida.

           É necessário saber realizar as tarefas domésticas, porque um dia teremos nossa própria casa e seremos responsáveis por ela. Se soubermos como devem ser realizadas, poderemos verificar se estão sendo realizadas adequadamente, por nós ou por quem nos auxilie.

           A família onde todos contribuem nas pequenas coisas é um lar tranqüilo e feliz.

           Citar tarefas que devem ser realizadas no lar: retirar os pratos da mesa, arrumar a própria cama, organizar os brinquedos, lavar a louça, separar o lixo, cuidar das plantas e dos animais, guardar o material escolar, guardar roupas e calçados e muitas outras.

          Terceiro momento - atividade: realizar um “jardim de corações”. Distribuir uma caixa de leite cortada ao meio ou similar, com areia (ou serragem), palitos de picolé e corações (para pintar e recortar). Após esta etapa, solicitar que os evangelizando escrevam nos corações sentimentos a serem desenvolvidos em família, bem como exemplos de tarefas que eles podem realizar em seus lares. Ex: caridade, amor, perdão, amizade, união, boa-vontade, alegria, bom humor, arrumar os brinquedos, cuidar dos animais, secar a louça, guardar as roupas, separar o lixo.

          Obs.: o evangelizador pode lembrar que todos nós temos um jardim em nosso coração. Quando realizamos boas atitudes e temos bons sentimentos e pensamentos, o nosso jardim fica florido; mas quando a discórdia, o mau humor e o egoísmo fazem parte da nossa vida em família é como se crescessem matinho no jardim do coração. Perguntar como está o jardim de cada evangelizando. Pedir que eles pensem a respeito, não sendo necessário que respondam oralmente.

          Clique aqui para ver outra sugestão de atividade.

          Prece de encerramento

          Sugestão: primeiro e segundo ciclos.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]