Prece inicial
Primeiro momento - técnica de sensibilização: solicitar aos alunos que sentem confortavelmente, relaxem todo o seu corpo, fechem os olhos e tentem imaginar tudo o que a evangelizadora vai dizer (colocar uma música suave para auxiliar no relaxamento).
“Imaginem-se saindo da escola, está um lindo dia, o sol brilha no céu azul, há flores por toda parte, uma brisa suave afaga o seu rosto. Você está percorrendo o caminho de volta para casa, sozinho. Ao chegar em casa você abre a porta. A casa está em silêncio, você vai percorrendo os cômodos e não encontra aquelas pessoas que fazem parte de sua família. Nesse momento vocês devem chamá-los, mentalmente, pelos seus nomes… Chame-os diversas vezes… Ninguém responde. Você percorre todas as dependências da casa e não encontra ninguém… Chame mais uma vez… Finalmente eles aparecem… Quem são? Identifique um a um quem são… Eles estão contentes em ver você… Abrace-os mentalmente, sinta o seu carinho, o amor que há entre vocês… Sinta-se abraçado, amado… Você agora está se sentindo muito bem. Agora você pode abrir os olhos lentamente.”
Segundo momento: conversar com os evangelizandos, solicitando que eles digam o que sentiram quando se imaginaram sozinhos. Questionar:
Como eles se sentiram quando não encontraram ninguém em casa?
Quais foram as pessoas que eles abraçaram?
O que eles sentiram nesse momento de afeto?
Qual a importância da nossa família em nossas vidas?
Terceiro momento: distribuir papel pedindo que os evangelizandos desenhem o que eles acham que é uma família ideal.
Quarto momento: contar a história Famíla Ideal.
Quinto momento - atividade: cada evangelizando deve desenhar a família ideal para ele, ou seja, a sua própria família:
Sexto momento: pedir que os evangelizandos levem os desenhos para casa (pintem em casa), mostre para a família e guardem sempre com eles, para lembrar que a sua família é a família ideal.
Prece de encerramento
Evangelizadoras: Camila, Emmanuele e Juliana.
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.