Prece inicial
Primeiro momento: perguntar se os evangelizandos sabem o que significa a palavra família.
Explicar que, segundo o dicionário, família significa:
1. Conjunto de todos os parentes de uma pessoa, e, principalmente, dos que moram com ela. 2. Conjunto formado pelos pais e pelos filhos. 3. Conjunto formado por duas pessoas ligadas pelo casamento e pelos seus eventuais descendentes. 4. Conjunto de pessoas que têm um ancestral comum. 5. Conjunto de pessoas que vivem na mesma casa. Fonte: Dicionário Priberan |
Segundo momento: perguntar se concordam com estes conceitos ou se pensam que família é diferente/outra coisa. Ouvir as respostas e, em seguida, dizer que vamos aprender um pouquinho mais sobre a família, e entender que as famílias podem ser formadas de diferentes maneiras e exemplificar com diferentes tipos de família – se possível levar imagens de revistas que possam ilustrar as famílias.
Exemplo de algumas formações de famílias:
* Pai, mãe e filho(s)
* Pai, mãe, filho(s) e avó(s)
* Padrasto, mãe e filho(s)
* Irmãos (porque os pais já desencarnaram)
* Avó(s) e neto(s)
* Mãe e filho(s)
* Pai e filho(s)
* Mãe e/ou pai e filho(s) adotivo(s)
Terceiro momento: explicar que as famílias são também formadas por laços espirituais e laços de sangue..
Família corporal – os que possuem o mesmo sangue, parentes em comum, mesma árvore genealógica. São os pais, os irmãos, tios, primos, avós..
Família espiritual – são as pessoas reunidas por laços de amizade, pelos mesmos objetivos, por laços de afeto, afinidade de interesses, amor e respeito mútuos. Podem ser parte da nossa família corporal ou serem nossos amigos, vizinhos ou pessoas com quem convivemos e mantemos uma amizade especial.
Quarto momento: perguntar novamente o conceito de família. Concluir que:
Família é um grupo de Espíritos que se reúne para evoluir juntos, aprenderem a amar e a perdoar, e se ajudarem mutuamente. Cada família é especial, diferente, tem sua história. As famílias não se formam por acaso, elas são planejadas no Mundo Espiritual.
Quinto momento: explicar que não existe um modelo de família (por exemplo, pai, mãe, filhos) que sirva para todos, porque cada um reencarna na família que necessita para evoluir.
Sexto momento: contar a história Família Ideal.
Sétimo momento: clique neste site no link ATIVIDADES, para vez diversas sugestões.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo ciclo.