Prece inicial:
Prece de encerramento
Objetivo:
reconhecer através do trabalho proposto a Existência e Sobrevivência do Espírito.
Sugestão de dinâmica:
dar-se-á início à dinâmica, propondo-se o seguinte enigma:
"Dez minutos teremos para justificar que os espíritos existem, se pudermos comprovar. (primeiro parágrafo do enigma)
Procure ao seu redor, procure em todo o lugar. Pois, até quem não procurar, ao acabar o tempo encontrará." (segundo parágrafo do enigma)
Dividir-se-á o grupo em equipes conforme o número de jovens, e serão dados 10 minutos para que procurem as provas.
Observações importantes:
a) Esse tempo pode variar de acordo o horário de que dispõe o evangelizador;
b) Serão aceitas como provas obras psicografadas (que poderão estar dispostas de forma proposital e aleatória pela sala); conhecimentos embasados em casos reais de lembranças de vidas passadas (primeiro parágrafo do enigma) e também exemplo de raciocínio lógico-dedutivo (como por exemplo o que se encontra em A Gênese, cap. XI, item I - "SINO"). Este exemplo é a solução do segundo parágrafo do enigma.
Após o tempo proposto e apresentação das provas, com suas devidas justificativas, debater-se-á com os jovens o tema em questão, tendo-se como base a bibliografia abaixo.
Conclusão:
realizar uma atividade com os jovens de forma a incentivar o estudo aprofundado do tema. A atividade consiste em reaproveitar as equipes já formadas e propor-lhes o seguinte: "Cada equipe terá que observar a casa espírita (prédio) de um ângulo".
Exemplo:
equipe "A" terá dois minutos para observar a frente da casa, e a equipe "B" terá quatro minutos para observar o lado esquerdo da casa. Tendo feito as devidas observações, os jovens devem retornar ao grande grupo, e serão questionados pelos evangelizadores sobre o que viram e o que não viram.
A conclusão deverá ser que quanto mais tempo dedicamos ao estudo, maior será nossa compreensão, e que o conhecimento parcial oferece apenas uma visão insuficiente do todo. Assim também com relação ao tema proposto na aula - Existência e Sobrevivência do Espírito e, também, no que se refere à Doutrina Espírita: quanto mais sabemos, melhor compreensão possuímos.
Bibliografia:
Livro dos Espíritos ( Parte Segunda, cap. I, perguntas 76 a 83 );
Livro dos Médiuns ( Cap. I, item 2 e cap. IV, item 49 );
A Gênese ( Cap. XI )
Evangelizadores: Ricardo e Maria Cláudia
Sociedade Espírita Luz no Caminho, Ijuí/RS.
2º Ciclo de Juventude