Evolução material e espiritual II

         Prece inicial

         Primeiro momento: iniciar escrevendo no quadro a palavra EVOLUÇÃO. Perguntar aos evangelizandos o que significa. Evoluir é mudar para melhor. Evolução é sinônimo de progresso, de transformação positiva.

         Segundo momento: contar a história E=E+E+T+P. Se possível, leve para a sala de aula um skate, bilhetes azuis e o e-mail, a fim de ilustrar a narrativa (os bilhetes podem ser distribuídos aos evangelizandos, a medida que se conta a história). Conversar com os alunos acerca da história, perguntando qual a mensagem, o que é preciso para evoluir (ESTUDO, ESFORÇO, TRABALHO E PERSEVERANÇA).

         Terceiro momento: colocar vários objetos em cima da mesa: telefone, lâmpada, caneta, chuveiro, remédio, livros. Perguntar se eles sabem como surgiram aqueles objetos. (Alguém um dia acordou e disse: Hoje vou criar o telefone? Não.) Todos esses objetos foram resultado de muito estudo, esforço, trabalho e perseverança. Lembrar:
         - Alexander Graham Bell, o inventor do telefone, nasceu em Edinburgo, na Escócia, em 1847; em 14 de fevereiro de 1876, solicitou a patente pelo "telefone elétrico falante";
         - que Thomas Alva Edison estudou e trabalhou muito para criar a lâmpada elétrica, fez milhares de tentativas para conseguir o sucesso almejado;
         - que as vacinas e os remédios são utilizados após anos de pesquisa e trabalho;
         - o primeiro povo que utilizou a escrita, que origina os livros, foram os Simérios, que viviam no sul da Mesopotâmia (hoje Oriente Médio), há 3.000 a.C;
         - que a água encanada é resultado de trabalho e pesquisa de muitas pessoas;

         Pedir, por um momento, que eles imaginem a vida sem água encanada, sem remédios, sem escrita, sem telefone. Concluir que evoluir é importante, muda para melhor a vida das pessoas (água encanada, luz elétrica), saúde (vacinas, remédios), divulga o conhecimento (livros). Perguntar que tipo de evolução é esta? Evolução Material. Essa evolução não acontece de um momento para outro, é fruto de muita pesquisa, trabalho, esforço e persistência. Levar um cartaz (ou escrever no quadro) EVOLUÇÃO = ESTUDO + ESFORÇO + TRABALHO + PERSISTÊNCIA.

         Quarto momento: perguntar que outro tipo de evolução existe? Evolução espiritual. Evoluímos espiritualmente quando, através de nossas atitudes e pensamentos, nos esforçamos para ser uma pessoa melhor. Também essa evolução não acontece de uma hora para outra, precisamos de:
         - ESTUDO: analisar nossas atitudes para ver como podemos mudar;
         - ESFORÇO E PERSISTÊNCIA: é preciso esforçar-se para ser uma pessoa melhor, mais caridosa, mais fraterna. A mudança não ocorre de um dia para outro; ninguém diz: "agora tenho paciência" e passa a sempre ter paciência; é preciso esforçar-se para, a cada situação, ser paciente, até que tenha realmente desenvolvido a virtude da paciência. Não se pode desistir, é necessário perseverar, continuar tentando, dedicar-se a mudar;
         - TRABALHO: trabalhar-se internamente, vigiando as atitudes para ser alguém que toma as decisões certas, é educado, gentil, faz o bem, respeita os outros; é um trabalho interno de melhora, onde a pessoa, por meio do seu esforço, se torna melhor.

         Quinto momento: pedir que as crianças citem exemplos de como podemos evoluir espiritualmente:
         - estudar, fazer os temas;
         - participar das aulas de evangelização;
         - ajudar nas tarefas domésticas;
         - cuidar do irmão sem reclamar;
         - não falar mal dos outros;
         - respeitar todas as pessoas;
         - cuidar dos bichos de estimação;
         - não ficar emburrado;
         - emprestar os brinquedos e os livros;
         - não mentir
         - cuidar do que pegou emprestado, etc.

         Sexto momento - atividade 1: distribuir a cada criança o desenho de um coração, a fim de que eles escrevam em um dos lados uma qualidade que eles possuem e no outro lado uma atitude que eles desejam melhorar ou uma virtude que eles queiram conquistar (evolução espiritual).

         Atividade 2: solicitar que as crianças se desenhem andando de skate e escrevam a fórmula da evolução.

         Clique aqui para conhecer o desenho feito pelo Rodrigo, evangelizando do segundo ciclo do Grupo Espírita Seara do Mestre.

         Atividade 3

         Sugestão de texto para distribuir aos evangelizandos:

Evolução Material e Espiritual

         Evoluir é melhorar, é ter boas atitudes e melhores condições de vida.

         Existem dois tipos de evolução: a evolução material e a evolução espiritual, que são resultado do ESTUDO, ESFORÇO, TRABALHO E PERSEVERANÇA dos seres humanos.

         EVOLUÇÃO MATERIAL é a melhora das condições de vida das pessoas. Antigamente os seres humanos viviam em cavernas, andavam a pé ou a cavalo e comiam o que encontravam nas florestas. Com o passar dos séculos, as pessoas passaram a morar em cabanas, usaram o fogo, descobriram a roda, plantaram frutas e vegetais para comer. Nos dias de hoje moramos em casas, usamos carros, temos roupas que nos esquentam, produzimos vários tipos de alimentos. O homem vem evoluindo materialmente, adquirindo melhores condições de vida, de saúde, de divertimento e de trabalho.

         EVOLUÇÃO ESPIRITUAL é a mudança para melhor das atitudes das pessoas, quando elas aprendem amar e respeitar o próximo. Nos primeiros tempos, as pessoas viviam em pequenos grupos que brigavam entre si. Aos poucos os indivíduos foram viver em vilas e descobriram que juntos podiam viver bem melhor. Hoje moramos em cidades, valorizamos a família, dividimos os afazeres do trabalho e do lar, obedecemos às leis, estudamos, trabalhamos e estamos aprendendo a fazer o bem e ajudar os outros.

         Temos muito a crescer e a evoluir ainda, para vivermos em um planeta onde não existam brigas, nem ódio, onde haja paz, e as pessoas se ajudem. Cada um de nós deve fazer sua parte, estudando, fazendo o bem e ajudando os outros.

         Importante: caso o tempo disponível para a aula não seja suficiente para abordar os dois tipos de evolução, pode-se dividir a aula sugerida em duas etapas: em um encontro aborda-se a Evolução Material e no seguinte (após uma recapitulação breve da aula anterior) desenvolve-se a parte da aula acerca da Evolução Espiritual.

         Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

         Prece de encerramento


         

[Aulas]    |    [Imprimir]