Chegou a hora de brilhar a luz...

         No inicio de 2013 recebemos o convite amoroso: vocês já pensaram em evangelizar bebês?

         “Vamos!” foi a resposta imediata. Mas, por que iniciar tão cedo? Como fazer? Que conteúdo trabalhar? Foram alguns dos questionamentos que fizemos e recebemos no início do processo. E assim iniciamos nossa busca. Tivemos contato com o belíssimo e rico livro da Cíntia Soares, Evangelizando bebês1. Através do podcast “Uma experiênica para toda vida” 2 conhecemos o lindo e emocionante trabalho da Sheila Passos, Daniela Tonidandel e Sandra Rodrigues. E então surgiu a oportunidade de realizarmos o curso de Evangelização de Bebês, ministrado pela Sheila Pasos em Curitiba, em 28 de abril de 2013. Que alegria! Realizamos o curso e então inciamos nossa preparação.

         Começamos os encontros de estudo e preparação à atividade no horário que iriam ocorrer as aulas com os bebês, nos sábados, às 10 horas da manhã, com o objetivo de criar o ambiente fluídico necessário e a sintonia com os benfeitores amigos. Estudamos, organizamos o temário, confeccionamos o material e fomos construindo a harmonia com a equipe espiritual responsável pelo trabalho que então se iniciava.

         Mas, afinal, por que evangelizar bebês?

         Na questão 383 de O Livro dos Espíritos, teremos a resposta:

         383. Qual é, para o Espírito, a utilidade de passar pelo estado de infância?

         “Encarnado, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.”

         O Espírito Emmanuel complementa, afirmando que “até os 7 anos, o Espírito se encontra em fase de adaptação à nova existência que lhe compete no mundo. Nesta fase, ainda não existe uma integração perfeita entre ele e a matéria orgânica. São cerca de três mil dias de sono induzido ou hipnose terapêutica que motivam o entorpecimento das recordações do passado, para que se alivie a mente na direção de novas conquistas. Todo esse tempo é ocupado em prover a criança de novos conceitos e pensamentos a cerca de si própria.” 3

         No GESM, a evangelização infantil iniciava aos 3 anos de idade, então estavámos “perdendo” metade desse período mais propício à aquisição de novos conceitos e pensamentos e, especialmente, para acordar nos tenros corações a menagem do amor e do bem.

         Atualmente, fala-se muito em estimulação precoce, muitos pais buscam aulas de musicalização, natação e até de língua estrangeira para seus bebês, pois a Ciência esclarece a respeito da plasticidade cerebral e do enorme desenvolvimento neurológico que ocorre especialmente nos três primeiros anos de vida da criança. Desenvolvimento este que está intimamente ligado aos estímulos internos e externos e às vivências que proporcionamos aos bebês. Por que não fazermos o mesmo com a Evangelização Espírita? Com os ensinamentos de Jesus?

         Evangelizando a criança desde a mais tenra idade, fornecemos a ela a base moral para a vida, o conteúdo que a auxiliará no enfrentamento das dificuldades com que irá se deparar e para que possa cumprir com êxito os desafios e as conquistas às quais se propôs para esta encarnação. Propiciamos a construção do elo com Jesus, conhecendo-O mais intimamente, tendo Nele o Amigo querido de todas as horas, o Guia seguro para toda a vida.

         Conforme nos esclarece Cíntia Soares “...Os conteúdos doutrinários e evangélicos, vivenciados corporalmente pelo bebê, ficarão impregnados em seu perispírito, juntamente com o arquivo de experiências trazido de outras existências, conteúdos estes que poderão ser associados e relembrados futuramente pela criança. E ainda promover transformações morais, provenientes desta memória psíquica do período enquanto bebê.”1

         Nossas aulas, então, foram organizadas de acordo com a metodologia e temário desenvolvidos por Sheila, Daniela e Sandra no Núcleo Espírita Maria de Nazaré (Belo Horizonte – MG).

         O temário é a Gênese planetária – Deus Pai e Criador.

         A criança nesta faixa etária precisa de uma rotina estruturada e previsível para que consiga compreender o momento em que esta inserida. Então as aulas são organizadas e dividas em 4 momentos, de 15 minutos cada um. Cada momento tem um objetivo e características diferentes para que o bebê consiga manter a sua atenção. Os 4 momentos são os seguintes:

         1º momento: Integração é o momento em que os bebês, pais e mães são recepcionados e a música tem o lugar central.

         2º momento: História, onde o conteúdo é apresentado através dos recursos didáticos do tapete de contação de histórias e dos bonecos de Jesus e sua família.

         3º momento: Experimentação é a atividade prática, onde os bebês experimentam sensações, emoções e desenvolvem ações que complementam o conteúdo trazido na história.

         4º momento: Socialização é o encerramento da aula, após a prece, onde os pais podem realizar trocas a respeito das suas experiências com seus filhos, podem fazer um lanchinho...

         Neste ano, inserimos mais um momento: após a experimentação, realizamos o Momento do Evangelho, onde com música instrumental de fundo é realizada a leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, enquanto os pais acarinham seus bebês. E então é realizada a prece final e partimos para o momento da socialização.

         No espaço/sala não há cadeiras e mesas, o chão é coberto por tapetes coloridos (EVA) para que as crianças circulem livremente. A evangelização nessa faixa etária não é somente um espaço para ambientação das crianças à casa espírita e à realidade espiritual, é também um momento de trazer, a partir dos registros sensorial, emocional e lúdico, o conteúdo evangélico-doutrinário.

         Os recursos utilizados são o tapete contador de histórias, brinquedos e objetos apropriados à idade dos bebês para que eles aprendam os conteúdos apresentados através da brincadeira, com prazer e alegria.

         E então, no dia 03 de agosto de 2013 iniciamos as atividades de Evangelização de Bebês no GESM, em reunião com os pais. Nesse ano chamamos nossas aulas de “projeto piloto” onde trabalhamos com pais e bebês participantes dos grupos de ESDE, seguindo o temário da Sheila de forma mais compacta, pois foi feito em um semestre apenas.

         Em janeiro de 2014 iniciamos o projeto de Evangelização de férias – Férias com Jesus, onde estudamos as parábolas de Jesus. Em março, reiniciamos as aulas com o temário Deus Pai e Criador completo, para todas as famílias interessadas.

         O trabalho pertence a Jesus e seus colaboradores espirituais, mas a alegria do trabalho também é nossa! É uma experiência muito rica e desafiadora, que nos traz além de muita alegria, muito aprendizado. Sensibiliza a todos que participam de alguma forma do trabalho, espalhando as sementes do Evangelho em diversos corações!

         Santo Ângelo, agosto de 2014.

1 SOARES, Cintia Vieira da Silva. Evangelizando Bebês. Goiania: FEEGO, 2011.
2 PodSER#14 – Uma Experiência para a Vida Toda. "http://www.portalser.org/podser/uma-experiencia-para-a-vida-toda/
3 XAVIER, Francisco Cândido. Religião dos Espíritos Pelo Espírito Emmanuel. p. 111 -113.
  XAVIER, Francisco Cândido. O Consolador. Pelo Espírito Emmanuel. 28. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2011. p. 89 – 90.


[Evangelização de Bebês]         [Temário]