Férias com Jesus – A Parábola do credor incompassivo
Esta aula foi elaborada e ministrada na evangelização de bebês de férias, do Grupo Espírita Seara do Mestre, Santo Ângelo/RS.
Neste período (de férias escolares) foram realizados encontros de evangelização com o tema FÉRIAS COM JESUS - PARÁBOLAS, e reunidos os ciclos maternal e jardim em uma turma, e primeiro, segundo e terceiro ciclos em outra turma, a fim de viabilizar o trabalho.
Primeiro momento – integração:
Clique aqui para ver o vídeo com exemplo de momento de integração.
Músicas de boas-vindas (ouvir e cantar juntos): (só para os bebês)
“Bom dia fulano do meu coração
Você está na Evangelização
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o Evangelho de Jesus.”
Deus
(Músicas extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)
Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está
Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar
Churuá, churuá...
Churuá, churuá...
Cativar
(Grupo Arte Nascente)
Há uma palavra perdida
Já quase esquecida me vem relembrar
Contendo sete letrinhas e todas juntinhas
Se lê cativar
Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que pra levar
Cativou, cativou, disse alguém, disse alguém
Laços fortes criou,
Responsável é você, somos nós
Pelo que cativou
Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém
Prece inicial
Segundo momento - história:
Há muito tempo atrás Deus deu de presente para Jesus algo muito especial: o nosso planeta, o planeta Terra. Jesus é um Espírito muito evoluído, desde então Ele cuida e organiza muito bem o nosso mundo!
E o tempo foi passando, o planeta ficou habitado por muitas pessoas, mas Jesus foi percebendo que nós aqui encarnados não estávamos conseguindo aprender a fazer o bem sozinhos, e ele resolveu encarnar aqui na Terra. Então Jesus nasceu e cresceu aqui e nos ensinou a sermos bons seguindo seus exemplos e também contando histórias! Isso mesmo, Jesus foi o maior contador de histórias que existiu no nosso planeta!
E uma das histórias que ele contou foi sobre um Rei que tinha muitos tesouros e riquezas. Certo dia, o Rei estava em seu castelo com alguns servos contando e organizando suas riquezas. Havia um que lhe devia grande quantia e então o Rei mandou chama-lo e ordenou que pagasse o que devia. Este servo não tinha como pagar o que devia ao Rei, que então ordenou que fossem vendidos sua esposa, seus filhos e sua casa para pagar sua dívida, como era o costume naquela época. O servo, muito triste e assustado, implorou ao rei, ajoelhando-se: “- Por favor, por favor, perdoe minha dívida, prometo que irei me esforçar e pagar o senhor! Por favor!”
O Rei, que tinha bom coração, perdoou a dívida do servo.
Então, o servo saiu do castelo muito aliviado, estava com pouco dinheiro, mas o perdão do Rei o encheu de esperança, iria trabalhar e conseguir pagar sua divida. E assim foi andando rumo à cidade. Chegando lá encontrou um companheiro que lhe devia uma pequena quantia. Assim que o viu, o servo foi ao seu encontro e ordenou que lhe pagasse a quantia que devia. Estava muito bravo! O companheiro também não tinha como pagar, e também implorou que fosse perdoado. Ah, mas o servo não deu ouvidos ao pedido do companheiro, e foi ficando cada vez mais raivoso ordenando que prendessem o companheiro até que lhe pagasse o que devia.
Passavam por ali outros servos do Rei, que presenciaram a atitude do servo que havia sido perdoado. Foram até o castelo e contaram tudo ao Rei, que ficou muito triste com a atitude do servo e o mandou chamar.
- Então, você foi perdoado pela sua dívida, e não pôde também perdoar o companheiro? Disse o Rei, ordenando que o servo fosse preso, assim como fez com seu companheiro até que pagasse sua dívida.
Porque Jesus conta essa História? Sabem quem é o Rei? É Deus, nosso Pai do Céu, Ele é muito, muito bondoso e nos perdoa e concede novas oportunidades sempre! E nós, somos os servos, que devemos sempre perdoar nossos companheiros, nossos irmãos, assim como sempre somos perdoados por Deus!
Terceiro momento - experimentação:
Bebês e Grupo (Maternal e Jardim): Como nós queremos ser? Como o Rei, bondoso e que a todos perdoa ou como o servo, raivoso e rancoroso? Cada criança recebe uma coroa de EVA. Distribuir adesivos em forma de coração para serem compartilhados entre as crianças e as mães, pois quem perdoa tem o coração limpo, alegre e bonito!
Prece de encerramento
Quarto momento - socialização:
Momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Evangelização de Bebês] [Parábolas]