1º momento – Integração:
Prece inicial
2º momento – História:
Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar (tapete envolto em papel celofane - Olhem o nosso planeta! Nossa casa! Ele é azul! – estimular a tocar). Abrir o tapete: Deus é tão bom que criou a lua e as estrelas (colocar a lua e estrelas piscando) que iluminam o céu quando é noite, e ele também nos deu o sol (esconder as estrelas e lua e colocar o sol no tapete), que ilumina e nos aquece durante o dia e a água que refresca nosso mundo (colocar o “rio” no tapete) e forma os rios, lagos e mares. Criou as nuvens (colocar as nuvens no tapete), e o que tem nas nuvens? A chuva (spray)! E criou as pedras (colocar as pedras no tapete).
Depois que as pedras se formaram foi chovendo nas rochas, nas pedras e foram se formando lugares gostosos, fofinhos que são a terra e também a areia!
Um dia, há muito tempo, uma sementinha que dormia lá no mar (colocar a semente no “rio”), foi acordada pelo vento (plástico nas mãos). Deus mandou um vento tão forte, mas, tão forte, que formou uma onda bem grande que carregou a sementinha lá pra areia, que não era um lugar bom pra ela, mas como o vento continuou soprando, a semente foi levada pra terra, onde ela achou muito bom, fofinha e a sementinha resolveu ficar por lá!
Ali era o seu lugar!
Ela deitou na terra e foi escorregando, escorregando e quando viu estava lá dentro, muito aconchegada; mas ela não conseguia mais enxergar a luz do sol, “queria tanto ver a luz”! Então Deus foi tão bom, tão bom que deu de presente pra semente o “Fluido Vital” (bolhas de sabão)! Cantar a música do Fluido Vital!
Então a sementinha começou a crescer, a crescer, a crescer até que saiu dela um raminho... A semente e a plantinha fazem parte do REINO VEGETAL! Elas têm vida, porque tem FLUIDO VITAL! (Cantar a música novamente) Toda vida criada a partir do Reino Vegetal tem Fluído Vital! (então soprar fluido vital em todos – bebês e mamães – a Amanda tem fluido vital? Tem! Soprar, e a mamãe da Amanda? Tem! soprar)
Foi aí que caiu uma chuvinha gostosa (spray)... Aí a sementinha sentiu que outros raminhos começaram a crescer e ganhar folhas! Nossa, ela já não era mais uma sementinha, mas uma planta.
Então, ela entendeu: esse era o seu lugar, o lugar que Deus tinha dado para ela se transformar, crescer e se tornar uma bela árvore, com folhas e frutos para dar sombra e alimentar os outros seres vivos que passassem por ali.
Ouvir e cantar juntos a música O Semeador.
3º momento – Experimentação:
- Pegar, ver, sentir diferentes sementes – diferentes tamanhos e formatos. Explorar.
- Maria Batata: material: meia-calça; areia ou terra; alpiste; TNT marrom. Levar uma Maria Batata germinada e material para preparar na aula outra.
Explicar que a nossa amiguinha Maria Batata precisa da nossa ajuda pra ficar feliz, então montamos, com a ajuda dos maiores, a meia com alpiste, areia e atamos. Depois colocamos a Maria batata sem germinação na terra (TNT) lá ela vai receber chuvinha e... Fluido Vital, toda vida criada por Deus depois do Reino Vegetal também ganhou Fluido Vital! (cantar a música novamente) Depois, então sairá da terra a Maria Batata já com plantinha (estava escondida)! Chamar a atenção dos pequenos com a surpresa da transformação, e agradecer ao Papai do Céu por ter criado o Reino Vegetal e o fluido Vital!
Prece final
4º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Evangelização de Bebês] [Temário]