Aula 3 - Reino Mineral: As pedras

         1º momento – Integração:

Músicas de boas-vindas (ouvir e cantar juntos):

“Bom dia fulano do meu coração
Você está na Evangelização
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o Evangelho de Jesus.”



      O quanto eu gosto de você
(Histórias cantadas)

Todas as flores que eu puder lhe dar
Todos os beijos que eu puder beijar, ah ah
Não vão dizer, não vão
O quanto eu gosto de você, eh, eh
Não vão dizer, não vão
O quanto eu gosto de você

Beijos, presentes e mil carinhos
Nada poderá mostrar, ah ah
Porque o que eu sinto
É aqui que está

Repete

Todas as flores que eu puder lhe dar
Todos os beijos que eu puder beijar, ah ah
Não vão dizer, não vão
O quanto eu gosto de você, eh, eh
Não vão dizer, não vão
O quanto eu gosto de você



      Deus
(Músicas extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



      Viver é tão bom
(César Tucci) - www.cancioneiro.com.br, volume 2

Quando chega a manhã, é hora de pular da cama

Viver é tão bom, eu acho a vida tão bacana

Eu peço a Deus que faça-se a Sua vontade

Que eu saiba aproveitar tamanha oportunidade

A minha evolução é a programação divina

Buscar a perfeição até nas coisas pequeninas

Prá isso eu renasci, prá cultivar bons sentimentos

Amar e aprender multiplicar os meus talentos

Quando chega a manhã, é hora de pular da cama

Viver é tão bom, eu acho a vida tão bacana

Eu peço a Deus que faça-se a Sua vontade

Que eu saiba aproveitar tamanha oportunidade



         Prece inicial

         2º momento – História:

         Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar (tapete envolto em papel celofane, olhem o nosso planeta! Nossa casa! Ele é azul! – estimular a tocar). Abrir o tapete: Deus é tão bom que criou a lua e as estrelas (colocar a lua e estrelas piscando) que iluminam o céu quando é noite, e ele também nos deu o sol (esconder as estrelas e lua e colocar o sol no tapete), que ilumina e nos aquece durante o dia... e o planeta ficou tão quente, tão quente que Deus nos deu de presente a água (colocar o “rio” no tapete).
         Então Ele criou os rios, os lagos e os mares! O sol aquece a água na Terra e aí ela evapora e sobe para o céu pra formar sabem o quê? As nuvens! (colocar as nuvens no tapete) E o sol aquece as nuvens também e elas viram chuva (spray de água)!

         O nosso planeta estava passando por muitas transformações, havia uma pedra muito grande (trazer uma pedra grande, confeccionada em papel pardo) um raio caiu em cima dela e a dividiu em muitos de pedaços. Pedaços grandes e pedaços pequenos. (abrir ao meio à pedra de papel pardo de onde sairão pedras de vários tamanhos – fazer com o mesmo papel pardo e colocar as mais escuras de feltro no meio...)
         Algumas pedras foram parar bem longe, outras caíram bem perto. Algumas caíram dentro da água e outras caíram fora da água. Umas caíram por cima da terra, outras caíram debaixo da terra (colocá-las embaixo do tapete...). Outras pedras caíram por cima da terra e veio o vento e soprou com força, levantou poeira e veio mais areia que caiu por cima delas. A chuva molhou tudo e as pedras ficaram escondidas e se transformaram em lindas pedras, chamadas de pedras preciosas. (mostrar algumas e nomear as cores, ressaltar que tem brilho...) As pedras são frias. Há pedras lisas e pedras cheias de pontas. Tem pedra grande e pequena. Pesada e leve. Tem pedra escura e pedra clara, tem pedra colorida e pedra sem graça.
         As pedras, assim como a água são do REINO MINERAL, não têm vida, mas são muito importantes em nossas vidas. Com elas construímos casas, muros, estradas, ruas, escadas... Lapidando a pedra preciosa que existe em nós, fazemos brilhar nosso coração!

         3º momento – Experimentação:

         As pedras podem ser pesadas ou leves! Usar duas pedras - dar primeiro a leve, é fácil de segurar, ela é leve, agora segure esta com a outra mão (dar uma pedra maior e mais pesada) é pesada! Difícil de segurar! Diferenciar pedra leve, apontar para a mão que segura e pedra pesada, apontando para a pesada.
         As pedras podem ser coloridas! Mostrar pelo menos três pedras de diferentes cores, nomear as cores. Olhem que lindas! Essas são lisinhas! Vamos sentir! Passar a pedra na palma da mão, mas essa não é, sente (Passar a pedra na palma da mão), ela é rugosa, áspera!
         E tem mais! As pedras podem ser molhadas! Aham! Querem ver! Pegar um baldinho com água e algumas pedras dentro, estimular as crianças a pegar a água dentro do baldinho. Porque essas são molhadas? Porque ficam dentro dos rios! (forrar o baldinho com papel azul, como será a evangelizadora que irá manusear pode ser um refratário pequeno e raso, forrado com papel celofane azul)
         Trazer uma caixa fechada, com vários tipos de pedras. Chacoalhar! O que será que tem aqui? A caixa terá um orifício (grande que permita a criança visualizar o conteúdo da caixa para não ter medo). Cada criança coloca a mão no orifício, pega uma pedra e classifica conforme as experiências anteriores – É colorida? Pesada? Leve? Lisa? Molhada? (evangelizador pode direcionar e auxiliar).


         Cantar a música Deus.

      Deus
(Músicas extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Prece final

         4º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.




[Evangelização de Bebês]         [Temário]