1º momento – Integração:
Prece inicial
2º momento – História:
Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar. Abrir o tapete: Então Deus criou o REINO MINERAL (montar no tapete a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas são muito importantes. A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o REINO VEGETAL (colocar no tapete a árvore, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o reino vegetal? O Fluido Vital (bolhas de sabão).
E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... Mas faltava movimento, mais sons além do som da chuva e do trovão.
Então Deus criou o REINO ANIMAL! Os animais que vivem na água (colocar peixinhos de feltro na água do tapete), aqueles que nadam e caminham na terra (colocar os anfíbios: sapo, rã no tapete), os répteis (colocar lagartos, tartarugas e jacarés no tapete) e os dinossauros! (colocar dinossauros no tapete e depois retirar) E o nosso planeta continuava passando por muitas transformações! Então Deus criou todos os outros animais que conhecemos hoje! (colocar outros animais)
E o que Deus deu de presente para o Reino Animal? O Princípio Inteligente! (Soprar nos animais)
E então o nosso planeta estava ficando lindo e perfeito, mas precisava de alguém capaz de cuidar, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimento e inteligência então, foi aí que Deus deu de presente para o nosso mundo, o Espírito (celofane colorido com luz pisca-pisca dentro)! “Eu sou o Espírito e tenho muitas potencialidades!” E criou o corpo humano para o Espírito morar!
E qual foi o presente de Deus para o Reino Hominal? O pensamento contínuo!
Então nós seres humanos temos o corpo, que tem o fluido vital (bolhas de sabão), e somos Espírito, cujo principal atributo é o pensamento contínuo! (mexer no colar).
É através do corpo que o Espírito se manifesta aqui no nosso Planeta! Temos as pernas e os pés para andar, os braços e mãos para abraçar, trabalhar, os olhos para enxergar, o nariz para respirar, a boca para falar...
Deus nos deu dois grandes presentes, muito importantes! A capacidade de pensar e de sentir! Devemos utilizar nossa inteligência para colaborar com Deus na criação, usando-a para o bem! E desenvolver cada dia mais nossos sentimentos de amor, gratidão, perdão... Assim tornamos nosso mundo e nossa vida mais bela!
O Espírito mora no Mundo Espiritual. O Mundo Espiritual é o mundo dos Espíritos.
O Espírito é envolto pelo perispírito (mostrar o Espírito - pisca-pisca com o corpo espiritual: saco plástico transparente com o desenho de um corpo). Este corpo é leve, é fluídico.
O Espírito, vivendo sua vida lá no Mundo Espiritual, que é a nossa verdadeira vida, sente muita vontade de aprender mais, de desenvolver seus sentimentos, suas capacidades e, para isso ele precisa ir para a escola! E então, Deus, que é tão bom, permite que esse Espírito encarne aqui na Terra, que é uma grande escola da vida! O Espírito se prepara para ENCARNAR! (dar destaque para a palavra)
O Espírito está lá no Mundo Espiritual, vai encarnar, e o que ele precisa para ENCARNAR? Um corpo e uma família que vai recebê-lo, que vai cuidar dele...
Então é escolhida a família onde ele vai nascer, o corpo que precisa (perfeito, ou com alguma doença, alguma imperfeição, como menino ou como menina, a cor da pele, o cabelo crespo, liso, loiro, escuro, alto, baixo, etc.).
Vai renascer na família ideal para que possa aprender, crescer, ensinar, resgatar, aprender a amar, ampliar o amor que há no seu coração.
Observem, este Espírito vai encarnar. Escolheu seus pais (mostrar os bonecos que serão os pais) o João e a Vera; vai ter uma irmã que já nasceu – a Laura, estes serão seus avós (mostrar os bonecos).
Está tudo preparado... Ele está no Mundo Espiritual, e vai vir morar na Terra, na família que ele escolheu.
O Espírito protetor (boneco – Polly - envolto em plástico) – o anjo guardião, que é sempre um Espírito superior ao seu protegido, vai preparar o Espírito para nascer, dar bons conselhos e acompanhá-lo durante toda a sua vida.
O Espírito protetor então, vai tornar ele bem pequeninho (pegar uma bonequinha pequena – 2cm) e ele vai para a barriga da mamãe. A mamãe descobre que está esperando um bebê, conta para o papai, para a mana, para a família. Todos ficam muito felizes... e esperam ansiosos a hora do bebê nascer!
Chegou o grande dia! O bebê vai nascer!
Retirar o bebê da barriga da boneca, toda a família de bonecos acolhe, dá as boas vindas, cuida, faz carinho... Mostrar que sempre está presente o Amigo Espiritual.
Como será que vai ser o nome do bebê que nasceu? Ver sugestões com os bebês e acompanhantes.
Cantar a música: Novo chorinho.
3º momento – Experimentação:
1 - Conosco também aconteceu a mesma coisa. Estávamos no Mundo Espiritual, escolhemos o corpo ideal para esta nossa encarnação, a família... Vamos agradecer à mamãe, ao papai, à vovó por ter nos escolhido para fazer parte da família: dar um abraço bem apertado, beijo bem grande! Vamos aproveitar muito bem esta encarnação aprendendo, ajudando, respeitando, fazendo o BEM.
2- Trazer vários bonecos, panelinhas, bichos de pelúcia, ir retirando da sacola e dizer: quem vai ser o papai ou a mamãe desta menina ou menino? Quem vai cuidar, dar mamá, etc... Família é colaboração: quem vai cuidar do gatinho? E do cachorrinho? Quem vai ser o papai e vai trabalhar? Quem vai fazer a comida para a família almoçar?
3 - Enquanto os bebês brincam, convidar o acompanhante de cada bebê para sair da sala com um evangelizador – vai escolher uma bolinha de massagem....
Os bebês ficam na sala com as outras evangelizadoras, que atam na cintura de cada bebê um tope grande colorido. Convidar os acompanhantes a retornar à sala. Quando entram, dizer a eles que estão no Mundo Espiritual, no departamento da Reencarnação, e que devem escolher qual o bebê que vai fazer parte da sua família.
Entregar cada bebê para seu acompanhante dizendo que é um presente que Deus mandou para que ele cuide, incentive e encaminhe para o Bem.
4 - Colocar música suave e solicitar que cada acompanhante massageie carinhosamente o bebê com a bolinha, enquanto a evangelizadora fala: boas vindas... que bom que você nasceu e faz parte da nossa família; nós vamos aprender muito juntos; eu ajudo você e você me ajuda; estamos muito felizes com sua presença; você é um presente de Deus para nós....
4º momento – Momento do Evangelho: leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, acompanhado de música instrumental enquanto as mães/pais/acompanhantes massageiam e acarinham os bebês. (O Evangelho segundo o Espiritismo, capítulo 14).
Prece final
5º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Evangelização de Bebês] [Temário]