Aula 28 - Reino Hominal: Corpo - Os sentidos – Audição

         1º momento – Integração:

Músicas de boas-vindas (ouvir e cantar juntos):

“Bom dia fulano do meu coração
Você está na Evangelização
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o Evangelho de Jesus.”



      Presente de Deus
(Grupo Segredo - https://soundcloud.com/gruposegredo/sets/cd-pra-voc-grupo-segredo)


      Deus
(Músicas extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Prece inicial

         2º momento – História:

         Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar. Abrir o tapete: Então Deus criou o REINO MINERAL (montar no tapete a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas são muito importantes. A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o REINO VEGETAL (colocar no tapete a árvore, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o reino vegetal? O Fluido Vital (bolhas de sabão).
         E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... Mas faltava movimento, mais sons além do som da chuva e do trovão.
         Então Deus criou o REINO ANIMAL! Os animais que vivem na água (colocar peixinhos de feltro na água do tapete), aqueles que nadam e caminham na terra (colocar os anfíbios: sapo, rã, tartarugas e jacaré no tapete) e os dinossauros! (colocar dinossauros no tapete e depois tirar) E o nosso planeta continuava passando por muitas transformações! Então Deus criou todos os outros animais que conhecemos hoje! (colocar outros animais – selvagens, fazenda e domésticos)
         E o que Deus deu de presente para o Reino Animal? O Princípio Inteligente! (soprar nos animais)
         E então o nosso planeta estava ficando lindo e perfeito, mas precisava de alguém capaz de cuidar, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimento e inteligência então, Deus deu de presente para o nosso mundo, o Espírito (celofane colorido com luz pisca-pisca dentro)! “Eu sou o Espírito e tenho muitas potencialidades!” E criou o corpo humano para o Espírito morar!
         E qual foi o presente de Deus para o Reino Hominal? O pensamento contínuo!

Pensa, pensa, pensa bem
Todo ser humano tem
O pensamento é contínuo
Na menina e no menino
Pensa, pensa, pensa bem
O adulto também tem
Pensa, pensa, pensa assim
O pensamento não tem fim

         Então nós, seres humanos, temos o corpo, que tem o fluido vital (bolhas de sabão), e o Espírito, cujo principal atributo é o pensamento contínuo! (mexer no colar).
         É através do corpo que o Espírito se manifesta aqui no nosso Planeta! Temos as pernas e os pés para andar, os braços e mãos para abraçar, trabalhar, a pele para sentir e a boca para falar, comer, sentir o gosto e os olhos para enxergar e o nariz para respirar e sentir os cheiros. E aqui nos ladinhos da nossa cabeça, o que temos? As nossas orelhinhas! Pra que elas servem? Isso mesmo, pra escutar! Escutamos a voz do evangelizador, da mamãe, as músicas!

         3º momento – Experimentação:

         Vamos cantar?! (ritmo da música Teresinha de Jesus)

Meus olhinhos são para ver
Meu nariz é pra cheirar
Minha boca é pra comer
Meu ouvido é pra escutar
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos
Pro amiguinho abraçar.

         Podemos escutar diferentes sons com nossas orelhas! Escutar quando as pessoas falam bem alto (evangelizador fala alto) quando eles falam bem baixinho (sussurrar) podemos escutar músicas, escutar os ensinamentos do papai e da mamãe, escutar nossos amiguinhos, devemos usar nossa orelhinha para ouvir o bem!! Vamos ouvir?! Vamos fazer chover, escutem só! (batidas na palma da mão – inicia batendo com um dedo e vai aumentando) Nosso corpo também faz sons, escutem só: estalar a língua, estalar os dedos, assoviar, bater palma – baixinho, forte, bater o pé, bater na perna – ritmo. Podemos reconhecer coisas, animais pelo som: quem faz assim: au au, quack quack, brrrrrr....
         Utiizar um livro com sons – apresentar primeiro somente o som, escutar uma, duas vezes, tentar identificar – que som será esse? Quem faz esse som? E então apresentar o som com a imagem nomeando.
         Caixa de barulhos (chocalhos de sucata) – olha só o que o evangelizador trouxe! O que será que tem dentro dessa caixa? Cada criança pega um chocalho e faz o barulho para todos escutarem...
         Culminância – sentidos: Olha só o que os evangelizadores trouxeram pra gente brincar: o chuveiro das águas coloridas! Vejam só! Vamos usar o nosso corpo para sentir as águas coloridas na nossa pele? Os olhinhos para ver as cores, o nariz para sentir o cheirinho (usar o perfume mamãe e bebê), a boquinha para sorrir, as orelhinhas para ouvir (guizos de barulho) e a nossa pele para sentir!

         4º momento – Momento do Evangelho: leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, acompanhado de música instrumental enquanto as mães/pais/acompanhantes massageiam e acarinham os bebês.


         Prece final

         5º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.




[Evangelização de Bebês]         [Temário]