1º momento – Integração:
Prece inicial
2º momento – História:
Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar. Abrir o tapete: Então Deus criou o REINO MINERAL (montar no tapete a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas são muito importantes. A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o REINO VEGETAL (colocar no tapete a árvore, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o reino vegetal? O Fluido Vital (bolhas de sabão).
E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... Mas faltava movimento, mais sons, além do som da chuva e do trovão.
Então Deus criou o REINO ANIMAL! Os animais que vivem na água (colocar peixinhos de feltro na água do tapete), aqueles que nadam e caminham na terra (colocar os anfíbios: sapo, rã, tartarugas e jacaré no tapete) e os dinossauros! (colocar dinossauros no tapete e depois tirar) E o nosso planeta continuava passando por muitas transformações! Então Deus criou todos os outros animais que conhecemos hoje! (colocar outros animais – selvagens, fazenda e domésticos) E o que Deus deu de presente para o Reino Animal? O Princípio Inteligente! (Soprar nos animais)
E o nosso planeta estava ficando lindo e perfeito, mas precisava de alguém capaz de cuidar, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimento e inteligência. Então, Deus deu de presente para o nosso mundo, o Espírito (celofane colorido com luz pisca-pisca dentro)! “Eu sou o Espírito e tenho muitas potencialidades!” E criou o corpo humano para o Espírito morar!
E qual foi o presente de Deus para o Reino Hominal? O pensamento contínuo!
Então nós seres humanos temos o corpo, que tem o fluido vital (bolhas de sabão), e somos Espírito, cujo principal atributo é o pensamento contínuo! (mexer no colar).
É através do corpo que o Espírito se manifesta aqui no nosso Planeta! Temos as pernas e os pés para andar, os braços e mãos para abraçar, trabalhar, a pele para sentir e a boca para falar, comer, sentir o gosto e os olhos para enxergar e o nariz para respirar e sentir os cheiros.
3º momento – Experimentação:
Vamos cantar?! (ritmo da música Teresinha de Jesus)
Vamos ver o que podemos fazer com nosso nariz?! Ele é muito importante é com ele nos respiramos, vamos sentir o ar entrando pelo nosso nariz?! E saindo? Só por um lado? E bem rapidinho? Dá pra dar e ganhar cheirinho da mamãe!
É com o nosso nariz que sentimos o cheiro das coisas!
Apresentar plantas cheirosas (hortelã, alecrim, melissa), flor da primavera, vinagre, aromatizador de ambientes, vela perfumada, sabonetinho cheiroso, café.
Provar o pão e alguma fruta – primeiro estimular pelo olfato, sem ver...
4º momento – Momento do Evangelho: leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, acompanhado de música instrumental enquanto as mães/pais/acompanhantes massageiam e acarinham os bebês.
Prece final
5º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Evangelização de Bebês] [Temário]