1º momento – Integração:
Prece inicial
2º momento – História:
Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar. Abrir o tapete: Então Deus criou o REINO MINERAL (montar no tapete a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas são muito importantes. A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o REINO VEGETAL (colocar no tapete a árvore, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o reino vegetal? O Fluido Vital (bolhas de sabão).
Nosso planeta estava lindo! Mas faltava movimento e mais som.
Então Deus criou o REINO ANIMAL! Primeiro os animais que vivem na água (colocar peixinhos de feltro na água do tapete), depois aqueles que nadam e caminham na terra (sapo, rã, lagartos, tartarugas e jacarés no tapete) os dinossauros! (colocar dinossauros no tapete e depois retirar) E o nosso planeta continuava passando por muitas transformações! Então, Deus criou todos os outros animais que conhecemos hoje: vacas, cães, gatos, cavalos- são nossos amigos e nos servem e ajudam! (colocar os animais no tapete)
E o que Deus deu de presente para o Reino Animal? O Princípio Inteligente! (Soprar nos animais)
Nosso Papai do Céu viu que o nosso planeta estava ficando lindo e perfeito, mas precisava de alguém capaz de cuidar, proteger e conviver com todos os reinos, alguém com sentimentos e inteligência. Então, Ele deu de presente para o nosso planeta o ESPÍRITO (celofane colorido com luz pisca-pisca dentro)!
“Eu sou o Espírito e tenho muitas potencialidades!”
Então o Espírito veio pra Terra e precisava encontrar um lugar para morar, foi lá no reino mineral e percebeu que a pedra não era um bom lugar para atender a sua vontade e seus movimentos, porque era muito dura, e não tinha fluido vital, não tinha vida. Então se dirigiu para o reino vegetal e adorou a árvore, que linda ela era! Só que ela não se mexia, não saia do lugar e o Espírito possuía muitas possibilidades! Ali também não era um bom lugar! Logo o Espírito se aproximou dos animais, o Reino Animal, eles se moviam, corriam, tinham fluido vital... Mas eles não eram capazes de se abraçar, raciocinar, resolver situações... E a inteligência deles era diferente, parece que faltava algo que não deixava o Espírito se manifestar de forma inteira, eram seres encantadores, mas ainda não correspondiam a todas as suas potencialidades! Então, Deus deu de presente ao Espírito o corpo, olha só, Deus criou o corpo de homem e o corpo de mulher (bonecos de feltro), o corpo humano, o nosso corpinho!
E o Espírito achou o lugar que precisava para morar e evoluir!
Sabem qual foi o presente que Deus deu para o Espírito, o ser humano? O Pensamento Contínuo!
A evangelizadora veste o colar do pensamento contínuo (colar de canudinhos) e canta-se a música:
Passar na roda por cada criança perguntando:
"A Vitória (nome do evangelizando) é um Espírito? Então ela tem pensamento contínuo?" Tem!
Colocar um a um o colar do pensamento contínuo.
Ao final cantar novamente a música do pensamento contínuo.
3º momento – Experimentação:
Brincadeira de raciocínio lógico com situações propostas – distribuir a cada criança um dos materiais abaixo listados.
Como é bom pensar!
Luísa (uma boneca) está com fome e já é hora do lanche - Quem tem o lanche da Luísa? Agora que ela já lanchou está na hora de brincar um pouco - alguém traz o brinquedo - bola! A Luísa caiu e machucou o joelho! O que a gente pode fazer pra ajudá-la? Beijinho, passe, deixar as sugestões surgirem... Obrigada, amiguinhos, por usarem os seus pensamentos pra ajudar a Luísa!
O cachorrinho não para de pular, está com vontade de brincar... Alguém tem uma ideia de brincadeira para fazer o cachorrinho ficar alegre? (jogar a bolinha para o cachorrinho, levar para passear)
A Maria (uma boneca bebê) é um bebezinho muito querido, mas está chorando muito, o que a gente pode fazer pra ela ficar feliz? Mamadeira, brinquedinho, trocar fralda... Agora que ela tomou leitinho, eu acho que ela está com frio - colocar uma manta. Agora acho que ela quer descansar um pouquinho – levar um travesseiro. Cantar uma música calma pra Maria dormir, convidar as crianças a fazerem carinho.
Que bom! Usamos nossa capacidade de pensar para ajudar a Maria! Olhem como ela está feliz... Vamos usar sempre nossas potencialidades para fazer o bem.
Material: boneca/bebê, panelinhas ou comidinha, bola, curativo band-aid, mamadeira, chocalho, travesseirinho, manta, cachorro de pelúcia.
4º momento – Momento do Evangelho: leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, acompanhado de música instrumental enquanto as mães/pais/acompanhantes massageiam e acarinham os bebês.
Prece final
5º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Evangelização de Bebês] [Temário]