1º momento – Integração:
Prece inicial
2º momento – História:
Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar. Abrir o tapete: Então Deus criou o REINO MINERAL (montar no tapete a água, pedras, terra e areia) que não tem vida, mas são muito importantes. A terra abriga a semente que irá germinar e se transformar nas plantas que formam o REINO VEGETAL (colocar no tapete a árvore, flores e frutos), e o que Deus deu de presente para o reino vegetal? O Fluido Vital (bolhas de sabão).
E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... Mas faltava movimento, mais sons... Então Deus criou o REINO ANIMAL! Os animais que vivem na água (colocar peixinhos de feltro na água do tapete), aqueles que nadam e caminham na terra ( colocar os anfíbios: sapo, rã no tapete), os répteis ( colocar lagartos, tartarugas e jacarés no tapete) os dinossauros! (colocar dinossauros no tapete) que eram enormes e viveram por algum tempo no planeta Terra. E os insetos, lembram? Que nascem de ovos bem pequeninos, e são muito úteis e trabalhadores. (colocar os insetos no tapete)
E o que Deus deu de presente para o Reino Animal? O Princípio Inteligente! Soprar nos animais e cantar:
Os peixes, sapo, tartaruga, a formiga, a abelha tem princípio inteligente! O princípio inteligente dá vida ao corpo dos animais! Soprar e cantar mais uma vez!
E o nosso planeta continuava passando por muitas transformações! Um dia apareceu outro ovo no nosso planeta! Era diferente, não era grande como os ovos dos dinossauros, mas não era pequenino como os ovinhos dos insetos! E que ovo será esse? Esse ovo também passou pelo Túnel da Evolução! (passar o ovo pelo túnel da evolução)
Vamos ver que animal está dentro dele? Um pintinho! (mostrar o pintinho as crianças, deixar tocar) O pintinho é uma ave! Têm penas, bico, asas e nasce de um ovo. (guardar o pintinho)
Deus nunca para de criar! E então o Reino Animal continua evoluindo e agora, além de peixes nas águas, sapos, tartarugas e jacarés andando na terra, pequenos insetos na terra e voando no céu, há também as aves! Algumas não voam como a galinha, mas os passarinhos, as corujas, as araras voam e alegram nosso planeta com suas penas coloridas e com os diferentes sons que emitem!
3º momento – Experimentação:
Vamos ouvir? Colocar sons de passarinhos cantando.
Túnel da evolução! E diversas aves surgiram e alegram nosso planeta até hoje! Vamos ver? Quem será que vai sair do túnel da evolução? (Cantar: “Agora eu vou evoluir se você quiser pode me seguir”)
- A arara! Que linda ela é! Essa é azul! Mas também tem araras com penas verdes e vermelhas! Elas voam e deixam o céu colorido! Vamos ouvir o som das araras? Apito. Sabem, elas também imitam a nossa voz! Ficam gritando o nome delas “arara, arara”, assim com uma voz estridente!
- E agora, quem será que vai chegar? (Cantar: “Agora eu vou evoluir se você quiser pode me seguir”) O pinguim! Que bonito! O pinguim não voa! Mas é uma ave, tem bico, penas e botam ovos. Sabiam que eles gostam mesmo é de viver em lugares bem geladinhos?
- E agora? (Cantar: “Agora eu vou evoluir se você quiser pode me seguir”) – o Tucano! Que lindo! Suas penas são brilhantes! Olhem só o bico dele! Que comprido! E colorido! Vamos ouvir o som dele? Apito.
- Ah! Tem mais alguém chegando! (Cantar: “Agora eu vou evoluir se você quiser pode me seguir”) Olha só! É o pato! Tem patos que voam, fazem longas viagens, e tem patos que gostam de nadar na lagoa! E como fazem os patos? Quack, quack, vamos imitar os patos?
- Tem mais alguém aqui querendo sair do túnel, quem será? Ela faz assim: có có có, descobriram quem é? Sim! É a galinha! A galinha também não voa, e ela é a mãe do pintinho!
Deus é tão bom que além de criar as aves que voam, cantam e alegram nossa vida, algumas, como a galinha, nos dão um alimento muito importante e saboroso, o ovo! Vocês gostam de comer ovo? Vamos experimentar/saborear? Servir ovo de galinha cozido e picado para os maiores experimentarem.
4º momento – Momento do Evangelho: leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, acompanhado de música instrumental enquanto as mães/pais/acompanhantes massageiam e acarinham os bebês.
Prece final
5º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Evangelização de Bebês] [Temário]