1º momento – Integração:
Prece inicial
2º momento – História:
Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar (tapete envolto em papel celofane. Olhem o nosso planeta! Nossa casa! Ele é azul! – estimular a tocar). Abrir o tapete: Deus é tão bom que criou a lua e as estrelas (colocar a lua e estrelas piscando) que iluminam o céu quando é noite, e ele também nos deu o sol (esconder as estrelas e lua e colocar o sol no tapete), que ilumina e nos aquece durante o dia e a água que refresca nosso mundo (colocar o “rio” no tapete) e forma os rios, lagos e mares. Criou as nuvens (colocar as nuvens no tapete), e o que tem nas nuvens? A chuva (spray)! E criou as pedras (colocar as pedras no tapete), a terra (colocar a terra no tapete) e a areia (colocar a areia no tapete).
Um dia, uma sementinha que dormia lá no mar, foi acordada e levada pelo vento (plástico nas mãos), lá pra terra, onde ela achou muito bom, fofinha e resolveu ficar por lá!
Então a sementinha começou a crescer, a crescer, a crescer e virou uma planta!
Algumas plantas têm folhas muito gostosas e nutritivas, outras nos dão legumes para nos alimentar! Outras dão flores coloridas, cheirosas e alegram muito o nosso planeta. Algumas plantas foram aumentando de tamanho e então surgiram as árvores, que dão sombra, dão frutos, dão oxigênio (colocar no tapete os arbustos, legumes, flores, árvore e frutas).
Todas estas espécies formam o REINO VEGETAL e Deus deu de presente para o Reino Vegetal O Fluido Vital (bolhas de sabão).
E assim, nosso planeta estava ficando lindo! Iluminado, quentinho, tinha água para refrescar, vida com os vegetais, flores coloridas, frutos... mas faltava movimento, mais sons além do som da chuva e do trovão...
Deus que nunca para de trabalhar, continuava a criar... (pegar a bacia de água) Ele enviou substâncias elementares para as águas (colocar óleo, glitter, detergente), e criou os primeiros animais! Colocou fluido vital, e o que Deus deu de presente para o Reino Animal? O princípio inteligente! (soprar com o canudo na bacia de água) e cantar:
Soprar com o canudo na palma da mão de todas as crianças e mamães/pais para sentir:
Este é o presente que Deus deu ao Reino Animal: colocou um princípio espiritual, o principio inteligente para habitar o corpo dos animais.
Os primeiros animais surgiram na água! Há 3,8 bilhões de anos, Não são iguais aos animais que conhecemos... eles eram bem simples, unicelulares, os coacervados, (moléculas envolvidas por água) parecidos com uma gelatina!
Trazer uma vasilha transparente com bolinhas transparentes que colocadas na água incham (bolinhas gelatinosas para plantas) – para as crianças tocarem, representando as primeiros animais criados na Terra.
3º momento – Experimentação:
Bacia cheia com bolinhas transparentes de água e convidar as crianças a brincarem com os primeiros animais criados por Deus. Colocar as mãozinhas, pezinhos dentro, pegar...
Em um papel celofane representando a água colocar “gelecas” coloridas, dizendo que também são animais – os amebóides – criados por Deus, na água... convidar as crianças a brincar.
Chamar a atenção para a forma, consistência, textura, temperatura... (é mole, geladinho, molhadinho, escorrega...)
4º momento – Momento do Evangelho: leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, acompanhado de música instrumental, enquanto as mães/pais/acompanhantes massageiam e acarinham os bebês.
Prece final
5º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Evangelização de Bebês] [Temário]