1º momento – Integração:
Prece inicial
2º momento – História:
Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar (tapete envolto em papel celofane. Olhem o nosso planeta! Nossa casa! Ele é azul! – estimular a tocar). Abrir o tapete: Deus é tão bom que criou a lua e as estrelas (colocar a lua e estrelas piscando) que iluminam o céu quando é noite, e ele também nos deu o sol (esconder as estrelas e lua e colocar o sol no tapete), que ilumina e nos aquece durante o dia e a água que refresca nosso mundo (colocar o “rio” no tapete) e forma os rios, lagos e mares. Criou as nuvens (colocar as nuvens no tapete), e o que tem nas nuvens? A chuva (spray)! E criou as pedras (colocar as pedras no tapete), a terra (colocar a terra no tapete) e a areia (colocar a areia no tapete).
Um dia, há muito tempo, uma sementinha que dormia lá no mar, foi acordada pelo vento (plástico nas mãos), e levada por ele acabou caindo na terra, encontrando ali o seu lugar! Deus deu de presente para a semente e para todos os seres vivos o FLUIDO VITAL (bolhas de sabão)! Vamos cantar?!
Então a sementinha começou a crescer, a crescer, a crescer e virou uma planta!
Algumas plantas têm folhas muito gostosas e nutritivas, outras nos dão legumes para nos alimentar (colocar os legumes no tapete)!
Quando nosso planeta estava bem verdinho, Jesus olhou pra ele e pensou: Está faltando um colorido! E aí Deus criou as FLORES! As flores são coloridas, cheirosas e alegram muito o nosso planeta!
O tempo foi passando, e muitas outras espécies vegetais (colocar os arbustos no tapete) foram criadas por Deus, nosso Papai do Céu, as plantas foram aumentando de tamanho e então surgiram as árvores (colocar árvore no tapete).
Existem árvores bem grandes, árvores menores, algumas árvores possuem um tronco grosso, e tem a copa com as folhas. Folhas grandes, folhas pequenas, folhas verdes, folhas que murcham e caem, depois nascem outras verdinhas.... Há árvores com flores...
A árvore é muito generosa, muito amiga, pois nos dá a sombra tão gostosa para descansar, sentar embaixo, pendurar a rede e se embalar.
A árvore também nos protege do calor do sol, da chuva, do vento forte.
Jesus, quando esteve na Terra, muitas vezes, sentou-se embaixo de uma árvore.
Tem outra coisa muito importante que as plantas verdes e árvores fazem por nós: elas transformam o gás carbônico que sai do nosso pulmão quando respiramos, em oxigênio (Respirar e sentir o ar saindo e entrando...). As árvores e plantas trabalham muito, elas nos dão o ar que respiramos!
As árvores também fazem parte do Reino Vegetal.
Cantar/ouvir a música A árvore do Grupo Segredo. https://soundcloud.com/gruposegredo/sets/cd-pra-voc-grupo-segredo
3º momento – Experimentação:
Montar uma árvore com tronco oco e copa de papel cartão, um lado com folhas amareladas. Cada mamãe ou acompanhante vai retirar uma folha e anotar algum comportamento ou sentimento de dificuldade que o bebê demonstrou nos últimos dias: irritação, birra, raiva, insônia, etc... vamos todos colocar dentro da árvore(no tronco oco) pedir que as crianças auxiliem na tarefa. Assim como a árvore faz a transformação do gás carbônico que não nos serve, que eliminamos na respiração, por oxigênio, tornando o ar puro para nossa respiração, a árvore vai transformar estes sentimentos negativos em coisas boas, nos devolvendo em algo positivo e bom.
Vamos esperar um pouquinho, deixar a árvore fazer sua tarefa! Acho que ela já acabou.
Virar a árvore devagar, fazendo suspense.... no outro lado da copa tem folhas verdinhas....coladas pela ponta na copa da árvore, Vamos ver no que ela transformou? Olhem, as folhas estão verdinhas! Convidar cada um para retirar uma folha e a mamãe lê para todos o que a árvore devolveu de bom: AMOR, AMIZADE, CALMA, PAZ, CARINHO, SAÚDE.
Como a árvore é nossa amiga! Como ela faz bem a todos nós...como Deus é bom ao nos dar de presente as árvores!
Deus criou tantas árvores diferentes, elas têm tronco grande ou pequeno, são grandes, médias ou pequenas, têm folhas verdes, dão sombra, etc. Vamos lá fora ver as árvores?
Observar as árvores, incentivar a tocar, levantar as crianças no colo para olhar a copa, tocar as folhas, sentir o cheiro, observar a cor do tronco, das folhas, ver as diferenças das folhas das diferentes árvores, abraçar as árvores, etc..
4º momento – Momento do Evangelho: leitura de um ou dois parágrafos de O Evangelho segundo o Espiritismo, acompanhado de música instrumental, enquanto as mães/pais/acompanhantes massageiam e acarinham os bebês.
Prece final
5º momento – Socialização: momento em que pais e crianças brincam e conversam livremente.
[Evangelização de Bebês] [Temário]