Espírito - existência e sobrevivência VII


         Prece inicial

         Primeiro momento: comentar com os evangelizandos que tem certas coisas que podemos ver, tocar e sentir. Quais são? Aguardar as respostas das crianças.

         Clique aqui para ver material recebido de Gisel Haddad / KSSF Kardecian Study Society of Florida – USA para ser usado nessa aula.

         Segundo momento: se possível, pode-se mostrar os slides ou levar figuras recortadas de jornais/revistas, espalhá-las sobre a mesa para que as crianças possam selecionar uma cada uma, a cada ponto levantado na aula. Perguntar a eles ‘tem certas coisas que podemos ver; algumas podemos sentir; outras não podemos tocar’. Quais são? Aguardar as respostas das crianças e ver os exemplos que eles pegam das figuras que estão na mesa.

         Alguns exemplos são:

         * Água

         * Luz

         * Fumaça

         * Nuvens

         * Fogo

         Terceiro momento: perguntar a eles - Tem certas coisas que podemos ouvir; mas não podemos tocar ou ver. Quais são? Aguardar as respostas das crianças e ver os exemplos que eles pegam das figuras que estão na mesa.

         Alguns exemplos são:

         * Música

         * Trovão

         * Vozes

         * Barulhos

         Quarto momento: perguntar a eles - Tem certas coisas que podemos sentir; mas não podemos tocar ou ver, mas sabemos que existem. Quais são? Aguardar as respostas das crianças e ver os exemplos que eles pegam das figuras que estão na mesa.

         Alguns exemplos são:

         * Ar

         * Vento

         * Gases

         * Eletricidade…

         Quinto momento (atividade): entregar uma balão vazio a cada criança e pedir para eles encherem. O que tem dentro do balão? Ar. Podemos comparar o ar com o nosso Espírito e o balão com o nosso corpo físico.

         Sexto momento: peça a eles para responderem as seguintes perguntas:

         Quem está falando com você agora mesmo?

         O que sou eu?

         O que é você?

         Somos seres humanos que possuímos um corpo físico...

         Podemos falar…Podemos tocar…Podemos sentir…Podemos ver…Podemos ouvir… Podemos nos mexer…Estamos descubrindo como o nosso corpo funciona...

         Sétimo momento: peça a eles para responderem a seguinte pergunta:

         De onde vem a nossa inteligência e talentos????

         A) Do nosso cérebro

         B) Do nosso coração

         C) Do nosso Espírito

         Resposta certa: C. Do nosso Espírito.

         Oitavo momento: reforçar, com o exemplo do balão, que o nosso corpo pode ser comparado a roupa do nosso Espírito (nós). Nós somos espíritos eternos. Isso quer dizer que quando o nosso corpo físico morrer o nosso Espírito sobreviverá para sempre.

         Nono momento: perguntar - Como podemos cuidar do nosso Espírito? Por que é tão importante cuidar dele? Podemos cuidar do nosso Espírito praticando boas atitudes no nosso dia-a-dia, como Jersus nos ensinou. Como somos Espíritos eternos, estaremos cuidando do nosso Espírito praticando as virtudes eternas que Jesus nos ensinou: bondade, perdão, oração de agradecimento ao Criador pela vida, etc. Perguntar a eles quais as virtudes eternas que eles podem praticar no dia-a-dia.

         Prece de encerramento

         Sugestão: primeiro e segundo ciclo.

         Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies, com base na aula Espírito - existência e sobrevivência VI.



         

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