Prece inicial
Primeiro momento: comentar com os evangelizandos que tem certas coisas que podemos ver, tocar e sentir. Quais são? Aguardar as respostas das crianças.
Clique aqui para ver material recebido de Gisel Haddad / KSSF Kardecian Study Society of Florida – USA para ser usado nessa aula.
Segundo momento: se possível, pode-se mostrar os slides ou levar figuras recortadas de jornais/revistas, espalhá-las sobre a mesa para que as crianças possam selecionar uma cada uma, a cada ponto levantado na aula. Perguntar a eles ‘tem certas coisas que podemos ver; algumas podemos sentir; outras não podemos tocar’. Quais são? Aguardar as respostas das crianças e ver os exemplos que eles pegam das figuras que estão na mesa.
Alguns exemplos são:
* Água
* Luz
* Fumaça
* Nuvens
* Fogo
Terceiro momento: perguntar a eles - Tem certas coisas que podemos ouvir; mas não podemos tocar ou ver. Quais são? Aguardar as respostas das crianças e ver os exemplos que eles pegam das figuras que estão na mesa.
Alguns exemplos são:
* Música
* Trovão
* Vozes
* Barulhos
Quarto momento: perguntar a eles - Tem certas coisas que podemos sentir; mas não podemos tocar ou ver, mas sabemos que existem. Quais são? Aguardar as respostas das crianças e ver os exemplos que eles pegam das figuras que estão na mesa.
Alguns exemplos são:
* Ar
* Vento
* Gases
* Eletricidade…
Quinto momento (atividade): entregar uma balão vazio a cada criança e pedir para eles encherem. O que tem dentro do balão? Ar. Podemos comparar o ar com o nosso Espírito e o balão com o nosso corpo físico.
Sexto momento: peça a eles para responderem as seguintes perguntas:
Quem está falando com você agora mesmo?
O que sou eu?
O que é você?
Somos seres humanos que possuímos um corpo físico...
Podemos falar…Podemos tocar…Podemos sentir…Podemos ver…Podemos ouvir… Podemos nos mexer…Estamos descubrindo como o nosso corpo funciona...
Sétimo momento: peça a eles para responderem a seguinte pergunta:
De onde vem a nossa inteligência e talentos????
A) Do nosso cérebro
B) Do nosso coração
C) Do nosso Espírito
Resposta certa: C. Do nosso Espírito.
Oitavo momento: reforçar, com o exemplo do balão, que o nosso corpo pode ser comparado a roupa do nosso Espírito (nós). Nós somos espíritos eternos. Isso quer dizer que quando o nosso corpo físico morrer o nosso Espírito sobreviverá para sempre.
Nono momento: perguntar - Como podemos cuidar do nosso Espírito? Por que é tão importante cuidar dele? Podemos cuidar do nosso Espírito praticando boas atitudes no nosso dia-a-dia, como Jersus nos ensinou. Como somos Espíritos eternos, estaremos cuidando do nosso Espírito praticando as virtudes eternas que Jesus nos ensinou: bondade, perdão, oração de agradecimento ao Criador pela vida, etc. Perguntar a eles quais as virtudes eternas que eles podem praticar no dia-a-dia.
Prece de encerramento
Sugestão: primeiro e segundo ciclo.
Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies,
com base na aula Espírito - existência e sobrevivência VI.