Prece inicial
Primeiro momento: colocar os evangelizandos em círculo (envolta da mesa), organizando um "bate-papo" acerca do ano que passou. Perguntar a eles o que mais gostaram, o que não gostaram, se gostariam de alguma coisa diferente, deixando-os livres para darem sua opinião. Lembrar que algumas sugestões poderão ser levadas à direção do Departamento de Infância e Juventude para serem analisadas (muitos deles podem sugerir coisas que não dependam só do evangelizador, como por exemplo mais tempo de aula, por isso é importante explicar que há uma hierarquia e normas a serem cumpridas).
Segundo momento: técnica – união e cooperação.
A técnica inicia com a imagem de Jesus utilizada no cartaz da porta. Recortar a figura de acordo com o número de avengalizandos que compareceu nas aulas durante o ano, mesmo que no dia não estejam todos presentes.
Colocar as partes da figura recortada espalhadas pela sala em lugares que eles possam procurar (atrás das cortinas, embaixo da mesa e das cadeiras). Cada um irá procurar e trazer apenas uma parte, não podendo pegar mais do que um pedaço do todo.
Quando retornarem da busca, o evangelizador solicitará que os evangelizandos tentem montar a figura colando as partes no centro de uma cartolina (depois vamos colar).
Cada um de posse de sua peça, os alunos irão tentar montar o quebra-cabeça. Eles só conseguirão montá-lo perfeitamente se todos os evngelizandos que participam do grupo estiverem presentes neste dia. Senão, algumas peças irão faltar, mas mesmo assim deverão montar como puderem.
Observar o resultado final e fazer a reflexão sobre união e cooperação a partir dos seguintes aspectos:
* Se todos vieram e, por isso, conseguiram montar o cartaz com todas as peças, refletir sobre a importância de cada um ter contribuído com sua parte para a montagem. Essa peça representa a individualidade, as experiências de cada um, o trabalho e as ideias que cada um traz para o grupo.
* Se alguns não vieram e, por isso, não conseguiram montar o cartaz com todas as peças, colocar que seria importante para a realização da tarefa que todos estivessem presentes, sem deixar de valorizar o que pôde ser feito. Para a turma, cada um é importante porque sempre terão dúvidas, experiências, vivências a compartilhar e alguém sempre terá vivido ou está vivendo situação parecida, trazendo algum relato ou informação, o que pode auxiliar o grupo como um todo. Também colocar a importância da participação de todos nas discussões.
* Ressaltar também a importância de todos auxiliarem com seu empenho e trabalho para a montagem do cartaz e não somente com sua parte do quebra-cabeça, para que chegassem a um bom resultado final. Ao final podemos escrever na cartolina algo do tipo: “Querido evangelizando, percebeu que este desenho não está completo? É que está faltando a tua parte! Participe da evangelização em (colocar o ano) no (escrever o nome do centro espírita) e faça parte desse time. Você sairá vencedor.”
Podemos também colar corações com os nomes dos que estiverem para valoriza-los e deixar o cartaz na casa para que nas férias os evangelizandos possam visualisá-lo.
Terceiro momento: perguntar se mesmo incompleto eles conseguem identificar quem está na figura. Resposta: Jesus
Recordar a primeira aula Jesus - Quem tem Jesus no coração nunca está sozinho! Trazer o cartaz da porta e perguntar se eles se melhoraram naquela atitude escrita no coração com o nome deles. Cada um falará sobre si.
Depois entregar a cada um uma foto da turma e um coração igual ao do cartaz da porta com uma joaninha ou alfinete, para que eles coloquem na roupa (coração de cartolina vermelha onde diga “Quem tem Jesus no coração nunca está sozinho” relembrando o coração do nosso cartaz da porta) e dizer que o ano está acabando mas que ano que vem queremos todos de volta conosco. Poderá, também, ser entregue um imã com o coração para por na geladeira.
Dizer ainda que eles não estão conosco apenas para aprender mas também para nos ensinar e ensinar aos outros. Distribuir mais um coração vermelho com o mesmo dizer e pedir para que eles deem aquele coração a alguém, ensinando o que aprendemos sobre Jesus (que nunca estamos sozinhos e que sempre podemos conversar com Jesus através da Prece).
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo.
Evangelizadoras: Camila, Emanuelle e Juliana – Centro Espírita Caminho da Prece.