Emmanuel


         Prece inicial

         Primeiro momento: perguntar se conhecem Chico Xavier. Ouvir as respostas, complementando, se necessário, que Francisco Cândido Xavier, em sua última encarnação, foi alguém que dedicou sua vida ao bem, ao próximo, à caridade. Foi também um importante médium, psicografou 412 livros, de autoria de diversos Espíritos desencarnados. Nessa tarefa de psicografar (escrever o que os Espíritos desencarnados ditam) ele teve o auxílio de seu Espírito protetor, de seu mentor (guia espiritual), Emmanuel.

         Segundo momento: contar uma das histórias de Emmanuel e Chico Xavier. Abaixo uma sugestão.

         Quando Chico tinha perto de 20 anos, Emmanuel teve uma conversa séria com Chico:

         - Chico, você realmente quer ser médium?

         Chico disse que sim. O mentor disse então que eram necessárias três coisas:

         - A primeira é disciplina.

         - Tudo bem, disse Chico. E a segunda?

         - Disciplina.

         - E a terceira? – quis saber Chico.

         - Disciplina. Está de acordo?

         Chico aceitou as condições.

         - Então temos trabalho – continuou o mentor. Vamos escrever 30 livros.

         Chico levou um susto. De onde iria tirar dinheiro para comprar papel, tinta? Quem iria publicar?


         O primeiro livro foi “Parnaso de Além-Túmulo”. Explicar que Parnaso significa reunião de poemas. Chico psicografou os 30 livros e muitos outros, mas dizia sempre que ele não escreveu nenhum livro, que eram todos de autoria dos Espíritos. Ele vendeu milhões de livros e nunca recebeu para si dinheiro algum, pois doava todo o dinheiro recebido das obras psicografadas para Instituições de Caridade, para auxiliar os pobres.

         Também no início da sua nobre missão, Emmanuel disse a Chico que se alguma vez ele o aconselhasse a algo que não estivesse de acordo com as palavras de Jesus e de Kardec, deveria esquecê-lo, permanecendo fiel a Jesus e a Kardec.

         Obs.: se necessário o evangelizador deverá perguntar aos evangelizandos se eles lembram o que significa: médium, mediunidade, psicografia, obras psicografadas. Lembrar também a importância da mensagem de Emmanuel, salientando que sem disciplina teria sido muito difícil para Chico Xavier realizar a sua missão.

         Terceiro momento: contar acerca das encarnações anteriores de Emmanuel

         Na época que Jesus esteve na Terra, Emmanuel encarnou como Públio Lentulus, um senador romano, que encontrou pessoalmente Jesus e lhe pediu que curasse sua filha Flávia, que tinha lepra. Também escreveu uma carta, em que descreve Jesus. Desencarnou em Pompeia, no ano 79, vítima das lavas do vulcão Vesúvio.

         Posteriormente, reencarnou na Grécia, em Éfeso, como um modesto escravo, de nome Nestório, que, na idade madura, participava das reuniões secretas dos cristãos nas catacumbas de Roma.

         Emmanuel também foi Padre Manoel da Nóbrega, renascido em 18 de outubro de 1517, em Portugal. De inteligência privilegiada, ingressou na Universidade de Salamanca, Espanha, aos 17 anos, e, com 21, inscreveu-se na Faculdade de Cânones da Universidade de Coimbra, frequentando aulas de Direito Canônico e Filosofia. Em 14 de Junho de 1541, em plena mocidade, recebe a láurea doutoral, sendo, então, considerado Doutor Padre Manoel da Nóbrega.

         Mais tarde, em 25 de Janeiro de 1554, foi um dos fundadores da cidade de São Paulo. Foi também o fundador da cidade de Salvador, Bahia, a primeira capital do Brasil. A informação de que Emmanuel foi o Padre Manoel da Nóbrega, foi revelada pelo próprio Emmanuel, através da mediunidade idônea e segura de Francisco Cândido Xavier.

         Veja aqui a carta escrita por Públio Lentulus.

         Quarto momento: contar que Emmanuel fez também parte da falange do Espírito de Verdade que trouxe à Terra a Doutrina Espírita. Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, Allan Kardec inseriu uma mensagem de Emmanuel, recebida em Paris, 1861, intitulada O Egoísmo (Cap. XI - 11). Se possível, mostrar o livro, lendo uma parte da mensagem.

         Quinto momento: falar (e mostrar, se possível), alguns dos livros psicografados por Chico Xavier e ditados por Emmanuel: Paulo e Estevão; Há Dois Mil Anos; Cinquenta Anos Depois; Ave, Cristo; Renúncia; Caminho, Verdade e Vida; Pão Nosso; Vinha de Luz; Fonte Viva; A Caminho da Luz; Pensamento e Vida, entre outros.

         Sexto momento: distribuir frases de Emmanuel. As frases, porém devem estar escritas em pequenos pedaços de papel, e cortadas, palavra a palavra, ou em pequenos trechos, para que sejam colocadas em ordem, como em um quebra-cabeças. Depois de montadas cada evangelizando pode comentar a frase que encontrou.

         Veja sugestão de frases de Emmanuel.

          A caridade é o processo de somar alegrias, diminuir males, multiplicar esperanças e dividir a felicidade para que a Terra se realize na condição do esperado Reino de Deus.

          A casualidade não se encontra nos laços da parentela.

          A frase de esperança é um jorro de luz.

          A humildade é a chave de nossa libertação. A obra da caridade tudo transforma em favor do bem.

          A Terra é uma embarcação cósmica de vastas proporções e não podemos olvidar que o Senhor permanece vigilante no leme.

          A vitória na luta pelo bem contra o mal caberá sempre ao servidor que souber perseverar com a Lei Divina até o fim.

          Aceita-te como és e aceita a vida em que deves estar, na condição em que te vês, a fim de que faças em ti o burilamento possível.

          Compreendamos que unicamente cooperando na paz dos outros é que o concurso da paz virá ao nosso encontro.

          Confia em Deus, mas não te esqueças de que Deus confia em ti.

          Cultiva a alegria de ser útil.

          De tudo o que semeares, efetivamente colherás.

          Pela força do exemplo vencerás.

          Todos podemos oferecer consolação, entusiasmo, gentileza, encorajamento.

          A humildade é a chave de nossa libertação.

          "... Confia, Segue, Trabalha e Constrói para o Bem e guarda a certeza de que, para alcançar a felicidade, se fazes o teu Dever, Deus faz o resto."

         Sétimo momento – atividade: cruzadinha com as obras de Emmanuel.

         Clique aqui para ver a cruzadinha.

         Clique aqui para ver a resposta.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]