Elementos gerais do Universo

         O Livro dos Espíritos – questões 1 a 13; 17 a 34.
         A Gênese, cap. XIV.
         O Livro dos Espíritos, questões 70; 140; 427.
         O Livro dos Médiuns, questão 98.


         Deus é a causa primária. Um efeito nunca é anterior a sua causa. Deus é o único princípio não criado, pois Ele sempre existiu. Podemos reconhecer Deus observando e estudando Suas obras.

         Espíritos são de natureza etérea. Não se deve defini-lo como imaterial, mas como incorpóreo. A inteligência é atributo do Espírito.

         Matéria é uma das variações do fluido cósmico universal (elemento básico primitivo). A matéria também existe em uma condição tão etérea e sutil a ponto de não ser percebida pelos sentidos convencionais. A matéria é o meio através do qual os Espíritos desenvolvem suas potencialidades e manifestam suas obras.


         A matéria não pensa.

         Situemos, a título de ilustração, algo bem simples:

         A bicicleta.

         Trata-se de veículo de transporte muito eficiente que, para movimentar-se, não prescinde da força motriz gerada pelo ciclista.

         O corpo é a bicicleta que o Espírito usa para a jornada humana.

         A bicicleta sem o ciclista é um objeto inanimado.

         O corpo sem o Espírito é mero aglomerado de células em desagregação.

         A união do Espírito com o corpo intelectualiza a matéria, transformando o ancestral símio antropóide num ser pensante, da mesma forma que a presença do ciclista torna a bicicleta um veículo andante."1


         "São bastante difundidos os brinquedos feitos de peças para montar. Todos iguais, com pequeno dispositivo para se encaixarem umas nas outras.

         Segundo o roteiro ou de acordo com sua imaginação as crianças podem montar aviões, carrinhos, casas, parque de diversões, réplicas de animais e seres humanos. As possibilidades são inesgotáveis.

         Algo semelhante ocorre com o Universo.

         É todo feito de pequenas peças, os átomos, que, em infinitas combinações, compõem os mundos, os sóis, os objetos, os seres vivos, tudo o que existe, tudo o que ocupa espaço.

         O que determina as propriedades dos aglomerados atômicos, denominados moléculas, é o seu peso específico, com seu componente energético.

         Situam-se, digamos, como tijolos que, não obstante iguais, têm peso e densidade próprios para utilização em diferentes edificações."2


         1 A presença de Deus, de Richard Simonetti. Editora CEAC. p.64 e 65.
         2 A presença de Deus, de Richard Simonetti. Editora CEAC. p.73.