Objetivos da aula: conscientizar aos evangelizandos de que embora não possamos conhecer o princípio das coisas, algumas coisas vêm nos sendo apresentadas, a fim de que possamos conhecer e evoluir. Entre elas temos dois elementos gerais do Universo, que são: matéria e espírito; e acima de ambos, Deus, o criador, o Pai de todas as coisas. Concluir que Deus é o princípio de tudo o que existe e dele vertem-se dois outros princípios, que são o princípio espiritual e o princípio matéria formando assim a Trindade Universal.
Subsídios ao evangelizador: O Livro dos Espíritos, cap II, Elementos Gerais do Universo.
Prece inicial
Primeiro momento - fazer os questionamentos abaixo:
* Que é Deus? Deus é o Criador de todas as coisas, ou seja, Deus é o princípio de tudo o que existe no Universo.
* O que se entende por Universo? É a infinidade de mundos que vemos e não vemos: Terra, estrelas, Galáxias e toda matéria disseminada no espaço.
* Como veio a existir o Universo? Para os cosmologistas e astrônomos, o início do Universo se deu há quinze bilhões de anos, por meio de uma enorme explosão, a partir de uma concentração de matéria extraordinariamente quente e condensada.
* Quais são os seus elementos gerais?
* O que é espírito? É o princípio inteligente que existe no Universo.
Todos somos Espíritos, mas nós que vivemos aqui na Terra necessitamos da união entre espírito e matéria para podermos dar vida a esta última.
* O que é matéria? Dê exemplos. Matéria é tudo o que tem massa e que ocupa lugar no espaço. De acordo com este conceito, tudo aquilo que pode ser pesado, medido, etc, é considerado matéria.
Segundo a Doutrina Espírita matéria é tudo sobre o qual o espírito exerce a sua ação.
Segundo momento - exposição dialogada:
Todos somos Espíritos, mas nós que vivemos aqui na Terra necessitamos da união entre Espírito e matéria para podermos dar vida a esta última. Os seres humanos são compostos de alma e corpo físico. O corpo físico corresponde à matéria, portanto podemos dizer que temos um corpo físico. A alma corresponde ao Espírito encarnado e não podemos dizer que temos um Espírito, mas dizemos que SOMOS um Espírito. A alma (Espírito) é o princípio de vida em nós; é o princípio da inteligência, da vontade, do amor. O corpo físico (matéria) é o envoltório de carne, composta de elementos materiais, sujeito à mudança, à dissolução e à morte, porque é ele o instrumento de que o Espírito necessita para realizar seu destino. O Espírito usa o corpo para poder viver no mundo material e agir sobre as coisas materiais. Assim, por exemplo, precisamos das mãos para plantar uma semente que vai se transformar em uma árvore cheia de frutos, também precisamos do corpo para agir no mundo em que vivemos. A matéria, embora seja formada por um só elemento primitivo, possui diferentes propriedades, tais como entre outras: sabores, odores, cores.
O Espírito é imortal. Todos são criados iguais, simples e em ignorância e dotados de faculdades a serem desenvolvidas através das experiências reencarnatórias. A matéria por si mesma não pensa; então lógico será concluir que, existe em nós, além do corpo material, algo mais, que é o agente do nosso pensamento, e que se chama alma ou Espírito.
Terceiro momento: falar sobre o fluido cósmico universal.
Ele exerce o papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita. Podemos entender o FCU como sendo a matéria elementar primitiva, dispersa por todos os cantos do Universo. Uma matéria extremamente sutil, cujas modificações e transformações vão constituir a inumerável variedade dos corpos da natureza.
Quarto momento: falar sobre o Espírito (O Livro dos Espíritos, questão 76).
Os Espíritos são os seres inteligentes da criação. Habitam o universo em variados estágios de desenvolvimento e diversas categorias de mundos. Foram criados simples e em ignorância, isto é, sem sabedoria e sem a consciência do bem e do mal. São dotados de aptidões para adquirir o conhecimento intelectual e moral através das reencarnações. O Espírito não é divisível, nem tem sexo; não é palpável, embora não seja o nada, pois o nada não existe.
O Espírito progride igualmente na erraticidade. Nela adquire conhecimentos especiais que não poderia adquirir na Terra.
Suas ideias então se modificam. O estado corpóreo e o estado espiritual são para ele as fontes de duas formas de progresso que se desenvolvem solidárias. É por isso que ele passa alternativamente por esses dois modos de existência.
Quinto momento - falar sobre a matéria (O Livro dos Espíritos, queatão 22-a).
A matéria é o meio através do qual os Espíritos desenvolvem suas potencialidades e manifestam suas obras. Allan Kardec diz que a matéria é o agente, o intermediário, com a ajuda do qual e sobre o qual o espírito atua.
Sexto momento: falar sobre a trindade universal.
**Há dois elementos gerais do universo: matéria e espírito, e acima de tudo está Deus, o criador de todas as coisas no universo.
Sétimo momento: colocar as perguntas e afirmativas escritas individualmente dentro de uma caixa e fazer a brincadeira do passa ou responde. Cada pergunta ou afirmativa, valerá 10 pontos cada uma. Caso venham a ser passada e repassada, dobrará de valor, que serão atribuídos ao evangelizando que responder ou explicar a questão.
Ao final, somam-se os pontos de todos os evangelizandos, classificando-os em posições de 1° lugar ate o ultimo posicionamento, de acordo com a quantidade de crianças. O evangelizador poderá atribuir prêmios de acordo com as colocações.
Obs.: quando o primeiro evangelizador quis passar a sua pergunta, os demais evangelizandos, não concordaram, dizendo que devia ter uma consequência para isso, tentei argumentar dizendo que eles tinham o direito de decisão, mas eles não aceitaram dizendo que ele teve a mesma oportunidade de aprendizado que os demais, então ficou estipulado que quem deixasse de responder ficaria com – 10 (menos dez) pontos toda vez que passassem sua resposta.
Clique aqui para ver sugestões de perguntas.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo e juventude aprofundando de acordo com o conhecimento e maturidade dos evangelizandos.
Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.