O que são drogas? Atualmente, a medicina define droga como sendo qualquer substância que seja capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Assim, qualquer medicamento é uma droga, mesmo a inofensiva aspirina. Por isso que não se deve automedicar, pois os medicamentos podem nos curar em uma certa dosagem (que apenas o médico pode determinar de acordo com cada caso, pois cada organismo reage de uma forma) ou pode também nos fazer muito mal. Com relação às drogas ilícitas, elas são chamadas de psicotrópicas, ou seja, que atuam no nosso cérebro, alterando de alguma maneira o psiquismo. Estas alterações dependem do tipo de droga que ingerimos.

Tipos de drogas

Drogas

Outros Nomes

Como é Consumida

 Efeitos Negativos  

DEPRESSORES

ÁLCOOL

Cerveja, vinho, cachaça uísque, coquetéis, licores, conhaque,etc.

Por via oral

Consumido em excesso, causa tonturas, distúrbio do sono, náusea, vômito e ressaca. O comportamento de quem bebe pode se tornar agressivo e violento; com a fala confusa ou incompreensível. Quem dirige depois de beber corre sérios riscos de sofrer e provocar acidentes, porque o álcool deixa a pessoa com os reflexos comprometidos. O álcool também causa dependência física, depressão respiratória e morte por overdose.

INALANTES/ SOLVENTES

Cola de sapateiro; cheirinho da Loló; éter; lança perfume; removedores; buzina; isqueiro; B-25 (cloreto de metileno)

Inalada, aspirada, substitui o oxigênio por alguns segundos, dando a sensação de euforia e tontura.

Inalação profunda ou repetida podem causar, desorientação, perda de controle e, às vezes, queda de pressão, convulsões, desmaios e coma. É possível ocorrer o sangramento e feridas no nariz, perda de coordenação muscular, olhos congestionados. O uso simultâneo do álcool pode levar à arritmia cardíaca e provocar a morte. É comum a dependência física e psicológica.

BENZODIAZE – PÍNICOS

Ansiolíticos, tranqüilizantes, remédios para dormir.

Por via oral, em forma de pílulas ou dissolvidos em bebidas.

Dependência; apagamentos com perda completa de memória; risco de coma e parada respiratória; tonturas e desorientação; náuseas; dificuldades com movimentos e com a fala.

ESTIMULANTES

COCAÍNA

Coca; pó; branquinha; farinha.

Cheirada; dissolvida em água e injetada; misturada na bebida.

A cocaína aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco. Altera o ritmo respiratório; faz as pupilas dilatarem e aumenta a temperatura do corpo. Causa irritabilidade e ansiedade, perda de apetite e apoplexia. Gera dependência e pode levar à morte por overdose. Riscos de HIV, hepatite e outras moléstias infecto/contagiosas por uso de seringas.

CRACK E MERLA

Pedra

Aquecidos e fumados com cachimbos ou artefatos que possibilitam a queima.

O efeito da droga leva 15 segundos para atingir o cérebro e causar a fissura. As conseqüências são as mesmas da cocaína.

ECSTASY (METILENO - DIOXIME TANFE LAMINE)

Êxtase; droga do amor; MDMA

Por via oral

Desencadeia distúrbios psiquiátricos incluindo pânico, ansiedade, alucinações, depressão e paranóia. Causa tensão muscular, náuseas, visão embaçada, tremores, suor, calafrios; desidratação, possivelmente desmaios e falência renal. Aumenta a pressão arterial e o batimento cardíaco. Perturba o apetite e o sono.

ECSTASY LÍQUIDO

GHB (ácido Gama- Hidroxibutírico)

Pó incolor, inodoro e levemente amargo diluído em água ou álcool para beber.

Dificuldade de concentração, perda de memória e consciência, parada cardiorespiratória, diminuição dos reflexos e disfunção renal.

SEXTASY

Ecstasy-T

Mistura de Ecstasy e Viagra

Os mesmos de Ecstasy.

CHÁ DE CHUMBO

Chá de fita

Chá preparado com materiais extraídos de pilhas ou fitas de vídeo

Os metais pesados, como o manganês, causam problemas neurológicos, febre e pneumonia; o mercúrio provoca lesão nos rins, tremores e paralisia; o chumbo destrói neurônios e causa perda de memória e convulsões, anemia, dores ósseas e abdominais.

ANFE TAMINAS

Benzedrina; dexedrina; remédios para emagrecer e “bolas”.

Por via oral, em tabletes ou cápsulas; inalada, fumada ou injetada na veia.

Em doses pequenas, os efeitos incluem diminuição do apetite, dilatação das pupilas, aumento dos batimentos cardíacos, da freqüência respiratória e da pressão sanguínea. Em doses maiores, pode causar secura na boca, febre, transpiração, dor de cabeça, visão desfocada, tontura, perda do sono e do apetite (o que pode levar à desnutrição). Doses maiores ainda provocam palidez, batimentos cardíacos ultra acelerados ou irregulares, tremores, perda da coordenação, irritação, ansiedade, paranóia, depressão, agressão, convulsões e até morte. As anfetaminas provocam dependência física.  

HERBAL/ EFEDRINA

Elementos presentes em remédios para gripe, descongestionantes.

Por via oral

Aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial; pode levar à apoplexia; ataque cardíaco; convulsões e morte.

ALUGINÓGENOS E OUTRAS DROGAS

MACONHA

Erva, haxixe, baseado, beck, marijuana.

Pode ser fumada ou ingerida

Aumenta os batimentos cardíacos, deixa os olhos vermelhos e a boca seca; prejudica a noção de tempo e espaço; afeta temporariamente a visão, prejudicando o mecanismo de rastreamento; prejudica a memória e a habilidade matemática. Pode causar ansiedade intensa, paranóia ou ataques de pânico, e desencadear processos psicóticos. Afeta a capacidade imunológica do organismo e, nos homens, diminui a produção de espermatozóides. Causa dependência psíquica.

TABACO

Fumo

Cigarro; charuto; cachimbo; cigarrilhas e toda a forma de fumar e inalar tabaco. Pode ser cheirado (rapé).

Dependência (vício); moléstias cardíacas e cardiovasculares. Câncer de boca, laringe, faringe, estômago, pâncreas e rins; enfisema e bronquite crônica.

LSD

Ácido Lisérgico Diethylamídico

Tabletes tomados oralmente, ou em forma líquida (gelatinosa) colocado sobre os olhos.

Causa elevação da temperatura do corpo e pressão do sangue; perda de apetite; sonolência e tremores. Pode provocar alucinações crônicas e desencadear processos psicóticos.

HEROÍNA

Cavalo; açúcar mascavo; dopa.

Injetada, fumada ou inalada.

Deixa o usuário com a fala arrastada e as pupilas contraídas. Prejudica a visão noturna e pode causar vômitos (após o primeiro uso ou quando consumida em altas doses). Piora o desempenho sexual e diminui o interesse por sexo. Deixa a respiração difícil e arfante; a pele fica inchada e seca. Em altas doses, a heroína provoca a perda dos sentidos e morte por overdose. Causa dependência de forma extremamente rápida.

PCP (FENCI CLIDINA)

Pó de anjo; ozônio; combustível de foguete; pílula da paz; tranqüilizador de elefantes.

Por via oral, inalado, fumado ou injetado.

Causa alucinações e atrapalha a coordenação motora. O usuário perde temporariamente a capacidade de sentir dor física; pode sofrer depressão, ansiedade, desorientação, medo, pânico e paranóia. Fica com o comportamento agressivo e violento. A droga pode causar ataques respiratórios.

COGUMELOS

Psilocibina

Comidos, bebidos dissolvidos em chás.

Causa aumento da pressão arterial, perda de líquido no corpo, náuseas e alucinações.

KETAMINA

Special K (anestésico para cavalos)

Bebida

Causa sonolência, taquicardia, confusão mental, perda de contato com a realidade e alucinações. Afeta as funções vitais do cérebro, sistemas respiratório e cardíaco. Associada ao álcool pode levar a parada respiratória e morte.

ANTI- COLI NÉRGICOS

Chá de lírio; trombeteno; saia branca; medicamentos para doença de Parkinson (Arineton, Artane,...)

Por via oral, chás ou engolindo vários comprimidos.

Causam confusão mental; delírios; alucinações que podem durar várias horas ou até dias; febre; ruptura da pele; aceleração dos batimentos cardíacos.



Fonte: www.contradrogas.org.br – veja vários vídeos de campanhas contra drogas que podem ser utilizados em sua aula nesse site.