Prece Inicial
Primeiro momento: contar a história "Pedrinho disse não". Utilizamos para contar a história bonecos de brinquedo. Iniciamos com uma boneca que fez o papel de narradora, dizendo que iria contar uma história que poderia acontecer com qualquer um deles.
Posteriormente as evangelizadoras, utilizando-se dos bonecos narram as falas e no final a narradora retorna, fazendo os seguintes questionamentos para os evangelizandos:
O Pedrinho agiu de maneira correta?
Qual deve ser a nossa atitude se alguém nos oferece drogas?
O que acontece com uma pessoa que usa drogas? (doenças, dificuldade de largar o vício, podendo levar a morte)
Quais os tipos de vícios?
Qual deve ser a nossa atitude diante de um familiar que usa algum tipo de droga?
Se já perceberam que quando beijamos ou abraçamos alguém que fuma, parece que estamos abraçando ou beijando um cinzeiro? Que os dentes dos fumantes ficam amarelos e feios?
Segundo momento: levar as crianças a concluir que existem vários tipos de vícios, os lícitos e os ilícitos, que a fofoca, a mentira, o palavrão também são tipos de vícios. Jamais devemos experimentar qualquer droga, não devemos nos importar com o que os falsos amigos dizem. NÃO USAR DROGAS É UMA ATITUDE INTELIGENTE. Se na nossa família há alguém que tem algum tipo de vício, devemos fazer preces, conversar com muito amor (quando houver oportunidade), alertando sobre os prejuízos que está causando para si e para os demais membros da família. Lembrar que cada um é responsável pelos seus atos.
Terceiro momento: veja abaixo sugestões de atividades que podem ser realizadas pelas crianças em conjunto com o evangelizador, para que o evangelizador tenha a oportunidade de salientar pontos importantes sobre o assunto estudado.
Atividade 1
Atividade 2
Atividade 3
Resposta da atividade 2:
1 - Não se drogue
2 - Não fume
3 - Não seja guloso
4 - Não jogue
5 - Não beba
Prece de encerramento