Prece inicial
Primeiro momento: dar uma volta com as crianças no quarteirão, levando-as a pensar quais atitudes podem adotar para contribuir com a Criação Divina, quais os deveres como filhos de Deus. Durante o passeio, citar como exemplos: plantar uma árvore para que ela abrigue passarinhos, dê sombra, flores, frutos; sorrir para alguém e cumprimentar; não destruir o patrimônio público como "orelhões" e praças; respeitar as pessoas e os animais, não maltratando, não mentindo, fazendo todo o bem possível em cada situação. Lembrá-los que tudo que fizermos de bom voltará para nós de alguma maneira, assim como as coisas negativas também.
Obs.: caso não seja possível o evangelizador passear com as crianças, sugere-se que leve recortes de revistas em tamanho grande e colorido e desenvolva as perguntas baseada nas figuras.
Segundo momento: ao retornar a sala de aula, contar a história Comprometimento.
Terceiro momento: distribuir o seguinte bilhete:
"Para sermos felizes e evoluirmos, precisamos cumprir com os nossos deveres. Vamos colaborar criando um dever?"
Quarto momento: relembrar o que significa dever, pedindo que escrevam um dever, que pensam que se comprometeram realizar, antes de reencarnar, quando ainda estavam no Mundo Espiritual, e escrevam seu. Para esta atividade poderão ser distribuídos papéis coloridos.
Quinto momento - atividades: em qualquer uma das sugestões apresentadas abaixo, escrever uma frase que reforce o tema da aula, como por exemplo: “O mundo pode ser melhor, depende de mim, depende de ti, depende de todos nós.”
Sugestão 1: levar diversas figuras da natureza para eles montem pequenos cartazes e posteriormente formem um grande cartaz, onde conste o nome do evangelizando e o dever que se propôs a fazer nesta existência.
Sugestão 2: tirar fotos das crianças, individuais ou em grupos, e confeccionar um cartaz, colando os deveres escritos pelos evangelizandos. As fotos devem ser tiradas antes e levadas no dia.
Sugestão 3: confeccionar um cartaz com os deveres que os evangelizandos pensam que têm perante e dentro da Casa Espírita (e que assumiram no Mundo Espiritual), começando pelos deveres nas aulas de evangelização.
A partir desse cartaz podem organizar as regras das aulas de evangelização, sendo que os evangelizandos é que criarão as regras.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo, porém pode ser adaptada para todos os ciclos.
Esta aula foi baseada em sugestões recebidas da evangelizadora Olímpia Nery, Casa Espírita Semente de Luz de Indaiatuba/SP.