No primeiro momento ensinei aos evangelizando a musica “Amor a Deus” e cantávamos fazendo gestos correspondente a letra da musica.
No segundo momento dialoguei com os evangelizandos sempre dando abertura para participarem.
No terceiro momento coloquei todas as figuras em cima da mesa e pedi para que colocassem em lugar que determinei, todas as figuras que representavam as coisas criadas por Deus (um evangelizando de cada vez).
Alguns evangelizandos tiveram um pouco de dificuldade, então quando já haviam feito a separação das figuras, constatei que no meio delas, havia algumas figuras de coisas feitas pelos seres humanos.
Como estavam meio confusos, alertei de que havia algumas figuras (03), que não foram criadas por Deus. Todos foram verificar e os que tinham maior entendimento retiraram as figuras que não correspondia a criação de Deus.
Depois de explicações, achei melhor misturar novamente as figuras e em seguida pedi para que as separassem novamente. Desta vez, não precisei interceder, eles mesmos se entenderam e corrigiam uns aos outros. Dei parabéns para todos, agora tinham acertado.
Após a colagem fiz os questionamento.
Quando recortei as figuras, deixei na base de cada uma delas, 1 cm a mais, para serem dobradas para trás das figuras e essa base foi colada na bola. O sol, as estrela e a lua, podem ter uma haste maior e com um suporte para que fiquem um pouco mais alto que as demais figuras (no caso palito de dente).
Selecionei figuras pequenas, para poder colocar uma diversidade maior e também para melhor fixação na bola.
Uma Dica* - Os livros sem uso de inglês do ensino fundamental, são uma ótima fonte de desenhos, visto que para ensinarem, usam uma variação muito grande de animais, frutas, objetos, etc.
No quarto momento após as últimas colagem e questionamentos, perguntei o que estava representando a bola, e todos foram unânimes em afirmar: “Planeta Terra”.
Até mesmo os demais evangelizandos dos outros ciclos ao vê-la, diziam: - Olha a Terra!
No quinto momento chamei todos para se sentarem no chão comigo. Iniciei a historinha perguntando quem conhecia uma joaninha e todos afirmaram que conheciam. Perguntei então como ela era e todos fizeram sua descrição: vermelha com pintinhas pretas. Em seguida perguntei quem conhecia um grilo, todos disseram que conheciam e o descreveram dizendo que era verde. Perguntei como era que ele andava, uma evangelizanda colocou o dedo indicador e médio no chão e simulou um andar humano, todos a imitaram. Perguntei então: - Mas o grilo anda????? Responderam em corro: - NÃÂÂÂO. Perguntei então, como ele fazia para se locomover. Me responderam: - Pulando.
Pedi que me mostrassem como. Ninguém mostrou. Insisti dizendo que queria muito saber como ele se locomovia. Bastou que apenas um começasse a pular para que todos fizessem o mesmo, ai foi uma pulação só. Iniciei então a historinha, dizendo o nome da joaninha e do grilo, sempre dando espaço para eles participarem e como sempre, relacionam as atitudes dos personagens, com as pessoas que convivem.