Andava a pequenina joaninha Aninha por entre os matinhos floridos.
Autor desconhecido
Estava triste, desanimada, num daqueles dias que se está chato sabe se lá por quê, quando parece que tudo está chato, ruim e a gente fica reclamando a toa.
De repente, ela avistou ao longe um grilo desconhecido que pulava diferente, estranho. Até se assustou. Ficou quietinha observando sem entender. E o que ela não entendia é que aquele grilo mesmo sendo diferente, "cantava feliz" pulando daquele jeito que nunca vira antes.
Foi então que ele se aproximou sorridente, ela não conteve e lhe sorriu em resposta, afinal a joaninha Aninha, podia estar triste, mas uma característica sua era ser muito simpática, todos que a conheciam, com certeza, gostavam dela.
E assim, o grilo se apresentou : "sou o grilo Zito e você como se chama?"
Aninha respondeu com um sorriso tímido, ficou olhando para ele com ar de comoção pois percebera que faltava uma perninha no Zito. Então perguntou a ele: " Zito, você parece ser muito alegre, feliz...."
Ele, a interrompeu dizendo: "sim, tenho todos os motivos para ser feliz, vivo num mundo lindo com tanta natureza, tenho minha família, muitos amigos para brincar e me divertir, tenho comida farta, saúde. E é verdade que me falta uma perninha, mas isso é tão pouco comparando a tantas maravilhas que tenho..."
Agora, Aninha envergonhada por estar triste sem motivos num dia tão lindo, o interrompeu:
"Zito, acabo de te conhecer e já me ensinou algo tão importante, devemos reconhecer e sermos felizes por todo bem maior que temos" ... e perguntou a ele:"Zito, quer ser meu amigo?"
E ele lhe deu uma bela piscadinha sorrindo:: "Aninha, minha nova amiga sei brincadeiras incríveis, vamos brincar ?"