Deus Pai e Criador II

         Objetivos da aula: valorizar, respeitar e amar a Deus como nosso Pai Criador e Jesus como Seu colaborador na construção do planeta Terra. Entender que Deus criou tudo o que existe na Terra (que possui vida) e o homem construiu algumas outras coisas utilizando da inteligência que Deus lhe concedeu.

         Prece inicial

         Primeiro momento: cantar com as crianças Tudo ele fez (recurso visual): usamos o vídeo retirado do YouTube - Música Espírita Infantil - que fala de Deus como Nosso Pai e Criador.

Ele tudo Fez
(Clésio Tapety)

Ele tudo fez;
fez com tanto amor;
quem Ele é;
nosso Pai do céu,
Ele fez o sol, o céu e o mar, me fez também;
nosso Pai do céu.

         Segundo momento: dialogando com os pequeninos:

         Vocês sabem do que a música falava? De quem nós estávamos falando? Quem é o nosso Pai do céu? Deus.

         Deus é nosso Pai, então como ele é? Podemos vê-lo? Não, nós sentimos Ele em todos os momentos de nosso dia e também podemos ver Ele através de tudo o que Ele criou. Pedir que as crianças enumerem o que Deus criou: sol, natureza, seres humanos, animais...

         Deus é bom, é nosso Pai querido porque criou a todos nós.

         Todas as pessoas que existem no mundo foram criadas por Deus e Ele ama a todos igualmente. Nós já sabemos que Ele criou o nosso corpinho e que Ele quer que cuidemos dele com todos os cuidados que nosso corpo merece. Pedir que as crianças relatem os cuidados necessários com o corpinho....

         Terceiro momento: Deus criou Jesus que é nosso irmão querido e bom. Jesus sempre foi obediente a Deus, por isto Ele se tornou o ajudante de Deus em muitas coisas. Uma destas coisas foi a construção do planeta Terra, este mundo em que vivemos (mostrar o boneco Jesus (feito com tecido e lã), dizendo que ele representa o Mestre querido, e que ele ficará conosco durante todo o ano, nos auxiliando e nos mostrando as verdades do mundo).

         Clique aqui para ver algumas fotos.

         Neste momento, encher aos poucos um balão em que foram desenhados previamente os continentes, que simulam o planeta Terra, e entregar para Jesus abraçar.


         Deus, nosso Papai do Céu, criou o nosso Planeta, o Planeta Terra, que faz parte do Universo e entregou para Jesus cuidar e organizar (olhem o nosso planeta, nossa casa!).

         Jesus ajudou a construir com muito amor a Terra em que vivemos, para que aprendêssemos aqui a ser bons e amar a Deus, amando a todos.

         A Terra é uma escola, e estamos aqui por um período para aprender e evoluir.

         Como podemos agradecer a Deus por tudo que Ele nos deu? Usando com amor tudo que Deus nos deixou. Cuidando da Terra, das plantas e dos animais. Amando a todos, valorizando a vida e vivendo em paz.

         Como vocês sabem que Deus existe? Alguém já viu Deus? Pedir para cada um tomar um golinho de água (previamente preparada com um pouquinho de açúcar), perguntar se eles sentiram o açúcar: Alguém consegue ver o açúcar? Não, podemos senti-lo apenas. Assim é com Deus, não podemos vê-lo, mas podemos sentir que Ele está presente em todos os momentos de nossas vidas, ajudando-nos e nos acompanhando.

         Quarto momento: cantar uma canção que fala disso – usamos o vídeo retirado do YouTube: Comigo Deus Está - Conchinhas do Mar.

Deus
(Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está
Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento No chuá das ondas do mar; Churuá, churuá...

         Quinto momento - história: Pedir que as crianças sentem no chão, em volta de um tapete marrom de feltro, e, com o uso de imagens feitas em EVA, contar a história, com bastante entusiasmo e animação.

         Iniciar perguntando quem conhece uma joaninha, e perguntar como ela é. Vermelha com pintinhas pretas! Em seguida, perguntar quem conhece um grilo, e pedir que o descrevam. Perguntar como ele anda.

         - Mas o grilo anda? – Não! Perguntar, então, como ele faz para se locomover? – Pula! Pedir que mostrem como ele pula.

         Iniciar a contação da história:

Joaninha Aninha e o Grilo Feliz

         Andava a pequenina joaninha Aninha por entre os matinhos floridos.
         Estava triste, desanimada, num daqueles dias que se está chato sabe se lá por quê, quando parece que tudo está chato, ruim e a gente fica reclamando à toa.
         De repente, ela avistou ao longe um grilo desconhecido que pulava diferente, estranho. Até se assustou. Ficou quietinha observando sem entender. E o que ela não entendia é que aquele grilo mesmo sendo diferente, "cantava feliz" pulando daquele jeito que nunca vira antes.
         Foi então que ele se aproximou sorridente... Ela não se conteve e lhe sorriu em resposta, afinal a joaninha Aninha, podia estar triste, mas uma característica sua era ser muito simpática, todos que a conheciam, com certeza, gostavam dela.
         E assim, o grilo se apresentou:
         - Sou o grilo Zito e você como se chama?
         Aninha respondeu com um sorriso tímido, ficou olhando para ele com ar de comoção, pois percebera que faltava uma perninha no Zito. Então perguntou a ele:
         - Zito, você parece ser muito alegre, feliz....
         Ele, a interrompeu dizendo:
         - Sim, tenho todos os motivos para ser feliz, vivo num mundo lindo com tanta natureza, tenho minha família, muitos amigos para brincar e me divertir, tenho comida farta, saúde. E é verdade que me falta uma perninha, mas isso é tão pouco comparando a tantas maravilhas que tenho...
         Agora, Aninha envergonhada por estar triste sem motivos num dia tão lindo, interrompeu:
         - Zito, acabo de te conhecer e já me ensinou algo tão importante, devemos reconhecer e sermos felizes por todo bem maior que temos... Zito, quer ser meu amigo?
         E ele lhe deu uma bela piscadinha sorrindo:
         - Aninha, minha nova amiga sei brincadeiras incríveis, vamos brincar?

         Autor desconhecido


         Veja abaixo os desenhos feitos pela evangelizadora.

   Joaninha Aninha             Grilo Feliz


         Obs.: o Grilo Feliz tem apenas uma perna.

         Sexto momento: cada criança fará uma joaninha para levar pra casa em EVA, como motivação para contarem em casa a aula que tiveram sobre a criação do planeta Terra e suas belezas.

         Prece de encerramento

         Obs.: os pequeninos se encantaram com a presença de Jesus em nossa turma... quiseram abraçar, beijar mexer em seus cabelos e corpinho, lhes ofereceram lanche, queriam que ele participasse da aula, foi uma experiência muito emocionante, pois parecebemos a Sua presença de maneira mais intensa em nossa aula, foi muito especial. Consegui perceber que as crianças veem no boneco um amigo muito especial.

         Sugestão: Jardim.

         Aula enviada pela evangelizadora Raquel, do Grupo Espírita Amigos de Chico, situado em Santo Ângelo, RS.




         

[Aulas]    |    [Imprimir]