Deus – causa primária II

          Prece Inicial

          Primeiro momento: distribuir pequenos pedaços de papel para que cada criança escreva duas qualidades que possui. Em seguida, as qualidades devem ser lidas, enquanto o evangelizador vai escrevendo no quadro as diferentes qualidades citadas pelas crianças. Perguntar se Deus tem cada uma das qualidades escritas no quadro. Deus possui todas as qualidades.

          Segundo momento: perguntar como podemos saber – ter certeza - de que Deus existe, se não podemos enxergá-Lo? Também não podemos ver o vento, mas podemos senti-lo. Podemos sentir Deus e Seu amor, através da sua obra (flores, plantas, estrelas, sol, mar, animais). Deus se revela na sua criação: os seres humanos, a natureza. O homem não poderia fazer o sol, a lua, as estrelas, os oceanos, os animais, planetas. Podemos sentir Deus nas vibrações de seu infinito amor. Deus ama a todos os seus filhos igualmente.

          Terceiro momento: Deus tudo pode, tudo vê, tudo sabe. Ele criou todo o Universo (o universo não é obra do acaso). Deus está presente em nossa vida também através de seus mensageiros, como o nosso anjo da guarda. A bondade de Deus está presente através de suas leis de amor, perdão e evolução.

          Quarto momento: reconhecendo e identificando a grandeza divina será mais fácil identificar a presença de Deus. Por isso, vamos conhecer outras qualidades de Deus que nós não temos. Distribuir um pedaço de papel contendo cada um a explicação de um dos atributos de Deus (O Livro dos Espíritos questão 13), e os demais em branco. Reunir em grupos, e cada grupo deverá explicar um dos atributos. O evangelizador e os evangelizandos completam as explicações que faltam nos grupos que vão se apresentando.

          Clique aqui para ler os Atributos de Deus.

          Quinto momento: concluir que a perfeição absoluta, total, só Deus possui. Não podemos compreender Deus totalmente porque somos imperfeitos; podemos senti-lo através de suas obras. Ele ama igualmente todos os seus filhos e deseja o nosso bem.

          Sexto momento: contar a história Sim, Não, Espera.

          Para contar a história o evangelizador pode utilizar uma folha de ofício e escrever com canetinhas coloridas a lista de presentes e também (em outra folha de ofício) as respostas da mãe: Sim, Não, Espera, em forma de lista.

          Importante ressaltar que quando recebemos um SIM de Deus é porque merecemos o que pedimos e o nosso pedido irá auxiliar em nossa evolução (também os pais costumam dar os presentes adequados e que contribuirão para o desenvolvimento dos filhos). Quando Deus nos diz NÃO é porque essa era a melhor resposta para o nosso pedido (os pais não atendem os pedidos que prejudicariam os filhos ou lhes fariam algum mal). E quando recebemos como resposta de Deus ESPERA, devemos ter fé e paciência, confiando no Pai Maior, porque Ele sabe o que é melhor para nós (assim como um pai não dá um carro para uma criança, pois ela deve esperar o momento certo).

          Prece de encerramento

          Sugestão: segundo e terceiro ciclos.

         

[Aulas]    |    [Imprimir]