Prece inicial
Primeiro momento: iniciar a aula mostrando como o Universo é grande (figura de uma galáxia). Dizer que há bilhões de galáxias como a Via-Lactea, cada uma com bilhões de estrelas como o nosso sol, que por sua vez tem planetas orbitando em volta.
Segundo momento: fazer várias perguntas aos evangelizandos, com relação ao tema a ser estudado e anotar as respostas no quadro.
Sugestões de perguntas:
* Deus é nosso Pai. Por que dizemos que Ele é nosso pai? Porque Ele nos criou. Lembrar que somos Espíritos criados por Deus e estamos reencarnados em um corpo material para evoluir. Através de nossos pais recebemos o corpo material (corpo físico).
* Coisas que Deus criou: sol, natureza, seres humanos, animais.
* Pegar novamente a gravura da galáxia e perguntar quem criou tudo isso. Seria possível ser criado pelo ser humano? Por quê?
* Como eles sabem que Deus existe? Alguém já viu Deus?
Terceiro momento: distribuir copinhos de café com leite (uns com açúcar e outros sem açúcar). Perguntar: está gostoso? Amargo? Doce? Como eles sabem que tem açúcar? Alguém está vendo o açúcar?
Não vemos o açúcar no café com leite, mas ele está lá e dá sabor ao café. Assim é Deus em nossa vida, nós não o vemos, mas Ele está sempre no meio de nós, podemos senti-Lo através de Suas obras.
Quarto momento: dividir os evangelizandos em duplas. Entregar a cada dupla um exemplar de O Livro dos Espíritos. Aproveitar a oportunidade para mostrar as diferenças de tradução das editoras. Solicitar que descubram quantas perguntas compõe O Livro dos Espíritos, mostrar que nas traduções corretas a questão 1011 não existe e, se aparece em algum livro, o tradutor não respeitou o original francês. Não se sabe o motivo de Kardec pular da pergunta 1010 para a 1012, não tem nada de misterioso, provavelmente um descuido. Lembrar que na época, a obra foi escrita com pena e tinta, a luz de lampião e não existiam computadores. O Livro dos Espíritos é a primeira obra básica da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec.
Solicitar que localizem no livro a pergunta número um. O evangelizador poderá explicar como localizá-la através do índice, capítulo I “De Deus”. A questão é: Que é Deus? Copiar no caderno a pergunta e a resposta, escrevendo abaixo o que entenderam da questão (uma frase, um verso, uma oração).
Quinto momento: após a leitura das respostas pelos evangelizandos, explicar que todo efeito tem uma causa. Perguntar se eles acham que o Universo se formou por acaso. Deus é o criador do Universo, causa primeira, a maior inteligência que há. Fazê-los perceber que Kardec perguntou “que é Deus e não quem é Deus”, salientando que se a pergunta fosse quem, estaria se referindo a uma pessoa.
Sexto momento: distribuir o texto abaixo e comentar com as crianças as afirmativas.
Deus é a inteligência primeira, a causa de todas as coisas.
Os seres humanos não vêem Deus, mas podem entender e sentir Sua presença em tudo o que existe, em tudo o que acontece.
Deus é:
* Eterno - não teve começo e não terá fim;
Obs.: lembrar que somos espíritos imortais, pois nosso espírito nunca morre, mas que tivemos um começo, fomos criados por Deus. Eterno só Deus.
* Imutável - não se modifica;
* Imaterial – não tem um corpo físico, material;
* Único – só há um Deus;
* Onipotente – tudo pode, tem poder supremo sobre a criação;
* Soberanamente justo e bom – suas leis são sábias e justas e regem todo o Universo.
Sétimo momento: solicitar de tema que desenhem a obra de Deus que mais gostam.
Prece de encerramento
Sugestão: segundo e terceiro ciclos.