Decálogo II


         Prece inicial

         Primeiro momento: perguntar o que lembram sobre Moisés. Fazer um breve relato dos principais acontecimentos da vida de Moisés, ressaltando que ele abriu os caminhos para o Cristianismo, instituiu o Deus único, recebeu os 10 Mandamentos no monte Sinai, que são normas de conduta a serem seguidas em nosso dia-a-dia.

         Lembrar que os 10 Mandamentos são normas de conduta de todos os tempos, para todos os povos (para todas as nações, religiões). É o caminho para sermos felizes, e nos aproximarmos mais de Deus. Devemos nos esforçar por colocar em prática essas regras através das nossas atitudes, pensamentos e palavras, diariamente, na família, na escola, no Grupo Espírita, na vizinhança, com os amigos, no trabalho, sempre teremos oportunidades.

         Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

         Segundo momento: escrever cada um dos 10 Mandamentos em uma folha de ofício diferente. Distribuir uma folha com um dos 10 Mandamentos para cada evangelizando (se forem mais de 10 evangelizandos, realizar duplas ou trios). Pedir que escrevam o que sabem/entendem sobre o mandamento que receberam, citando uma situação prática (um exemplo) em que se aplica aquele mandamento. O exemplo pode ser referente a atitudes na escola, na família, na rua, no Grupo Espírita, com os amigos e vizinhos. O evangelizador deverá se colocar a disposição para auxiliar os grupos individualmente.

         Terceiro momento: passar o mandamento recebido anteriormente para o colega da direita, que deverá fazer o mesmo. Repetir o que foi feito com o novo mandamento que receberam: escrever o que sabem/entenderam sobre o mandamento que receberam, citando uma situação prática (um exemplo) em que se aplica aquele mandamento. Todos devem passar o mandamento recebido para o colega da direita, por mais duas vezes.

         Quarto momento: pedir que passem o mandamento, mais uma vez para o colega da direita, mas desta vez não devem escrever nada. Quem possuir o primeiro mandamento deverá ler e aos comentários que foram escritos pelos colegas. Se desejar, pode acrescentar algo ao que foi escrito, dando também sua contribuição.

         Ao final da leitura de cada mandamento e seus comentários, o evangelizador deve complementar as informações, expondo também outras situações que não foram citadas, enriquecendo as explicações. Solicitar ao evangelizando que escreva na folha os novos comentários que julgar mais importante.

         Obs.: os exemplos citados devem ser direcionados a realidade dos evangelizandos e o evangelizador deve reforçar a atualidade das regras, que devem ser seguidas por todos, como caminho para a paz e a felicidade.

         Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

         Clique aqui para ver uma história sobre Os Dez Mandamentos.

         Quinto momento: colar todos os mandamentos e seus comentários em um pedaço de papel pardo ou cartolina, expondo na sala de aula ou nos corredores do Centro Espírita.

         Sexto momento: distribuir os 10 mandamentos aos evangelizandos, solicitando que eles colem em seu caderno. Em seguida, pedir que cada evangelizando escreva qual o mandamento que mais lhe chama a atenção (ou o mandamento que mais gosta) e o motivo da escolha. Ao final, os evangelizandos que desejarem podem compartilhar com os colegas sua escolha, lendo em voz alta para o grande grupo.

         Veja aqui os 10 Mandamentos recebidos por Moisés.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]