Corpo – instrumento do Espírito II


         Objetivos da Aula:

         Conscientizar os evangelizandos de que o corpo é um presente muito especial que Deus nos deu, e que ele serve de morada, de casa para nosso Espírito.

         Destacar a necessidade de cuidar e respeitar do nosso corpo material, cuidando dele com muito carinho, para que esteja em condições de ser usado por muito mais tempo pelo nosso Espírito.

         Obs.: dependendo do tempo disponível para desenvolver o tema, o conteúdo pode ser dividido em mais de uma aula.

         Prece inicial

         Primeiro momento - sondagem de conhecimento: questionar os evangelizandos e aguardar respostas. O evangelizador deverá complementar as respostas, caso haja necessidade.

          O que é um instrumento? Aparelho, objeto ou utensílio que serve para executar uma obra ou trabalho.

          Cite alguns instrumentos e sua utilidade. Ex: enxada, violão.

          Para que o instrumento esteja sempre em perfeito estado de uso, o que devemos fazer? Cuidar e usar adequadamente.

          Qual é o instrumento que o Espírito recebe de Deus para trabalhar na Terra? O corpo físico.

          Quais os cuidados que devemos ter como nosso corpo? Por quê?

         Segundo momento: breves comentários sobre o corpo humano, ressaltando a perfeição dos órgãos que compõem o corpo físico e a harmonia do funcionamento.

         Clique aqui para ver subsídios ao evangelizador.

         Terceiro momento: em conjunto com os evangelizandos, comentar cada um dos tópicos abaixo (que podem estar em um cartaz ilustrativo):

          Tomar banho todos os dias. O corpo possui pequenos orifícios chamados de poros, por onde ele respira. Se taparmos o nariz e a boca, morreremos sem ar. Se o nosso corpo não for limpo com regularidade, os poros se fecham com o deposito de pó e outras sujeiras, dificultando a livre respiração do corpo.

          Lavar as mãos antes das refeições, ao usar o banheiro e ao chegar da rua ou sempre que estiverem sujas.

          Escovar os dentes ao acordar, antes de dormir e depois das refeições.

          Lavar e pentear os cabelos; cortar e limpar as unhas para manter a boa aparência.

          Andar sempre calçado: manter os pés calçados, evitando vermes e micróbios, que penetram no corpo, causando doenças; também evita pregos e caco de vidros.

          Manter a casa sempre limpa. O lugar onde moramos deve ser limpo. Pode ser um local simples ou luxuoso, uma casa bem grande ou muito pequena, mas deve estar sempre limpa.

          Comer somente o necessário, sem excessos. Utilizar comidas saudáveis, legumes, verduras, frutas, procurando comer vários tipos de alimentos. Lembrar que alimentar-se bem não significa comer muito.

          Passear ao ar livre, brincar, praticar esportes para exercitar o corpo físico, auxiliando para que ele cresça saudável e forte.

          Ler bons livros e revistas. A higiene mental é muito importante para nossa saúde.

         Quarto momento: concluir que o corpo é um presente de Deus. Nós somos Espíritos e recebemos de Deus um corpo físico como instrumento de progresso, enquanto estamos na Terra. Devemos cuidar do nosso corpo físico através de bons hábitos de alimentação e higiene. Exemplos: comer frutas e verduras, escovar os dentes, pentear os cabelos, tomar banho, fazer exercícios. São atividades que nos garantem saúde e disposição, pois a falta desses cuidados pode provocar doenças.

         Quinto momento: perguntar sobre as pessoas portadoras de necessidades especiais. Por que tem limitações físicas? Pode ser uma prova escolhida pelo Espírito para que evoluir mais rápido ou uma expiação por faltas cometidas.

         Sexto momento: indagar quais as consequências que a utilização de drogas e álcool causam ao corpo físico.

         Sétimo momento: concluir que devemos cuidar do nosso corpo para que o nosso Espírito tenha sucesso nas suas tarefas no plano Terrestre. A conservação do corpo se faz através de bons hábitos de higiene, alimentação e hábitos de comportamentos saudáveis. Na Terra, cada Espírito recebe o corpo que precisa. A maneira que utilizamos nosso corpo nesta encarnação reflete numa existência futura.

         Oitavo momento – atividade individual: quando for corrigida a atividade, os evangelizandos podem comentar as frases, explicando a atitude correta, se necessário.

         Clique aqui para ver sugestão.

         Nono momento – atividade em conjunto: fazer um cartaz com os evangelizandos sobre "Cuidados com o corpo físico", colando figuras recortadas de revistas e escrevendo frases sugeridas pelas crianças.

         Prece de encerramento

         Sugestão: primeiro e segundo ciclos.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade – Campo Grande/MS.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]