Corpo - dádiva divina V


    

         Prece inicial

         Objetivos da aula: levar os evangelizandos a compreenderem que nosso corpo é o maior presente que recebemos de Deus, por isso devemos cuidá-lo com muito zelo, a fim de cumprir os objetivos estabelecidos antes de reencarnarmos. Que nossa tarefa é amá-lo, preservá-lo e utilizá-lo com nobreza para o nosso próprio bem.

         Primeiro momento: o evangelizador deverá levar para a sala de aula uma caixa embrulhada para presente. Dentro dela deverá ter duas figuras recortadas no máximo em quatro partes cada uma, para facilitar a montagem pelos evangelizandos. Uma figura deve ser de um corpo de menina e a outra figura de um corpo de menino. Se a classe for numerosa, o evangelizador poderá levar duas caixas de presente, uma para os meninos, outra para as meninas.

         Iniciar a aula dizendo que dentro da caixa há um lindo presente dado por Deus para nós. Pedir que as crianças abram com muito cuidado, visto se tratar de um presente muito valioso. Logo em seguida pedir que montem as figuras.

         Após a montagem das figuras, perguntar para eles qual é o presente que há dentro da caixa. Aguardar as respostas e, logo em seguida, dizer que as crianças podem dar nomes às figuras se quiserem.

         Sugestão de desenhos neste site na aula Corpo – dádiva divina II e no site www.smartkids.com.br.

         Segundo momento: explorar as partes do corpo das figuras.

         * Mostrar a cabeça e perguntar o que é.

         * Todos nós temos uma cabeça? O que temos em nossa cabeça? Cabelos, olhos, boca, nariz... O evangelizador deverá disponibilizar, em cima da mesa, figuras das partes que compõem o corpo humano, mas deverá pedir para que peguem apenas as que fazem parte da cabeça.

         * E em nosso tronco o que temos? Pulmão, coração, estômago, entre outros. Pedir às crianças que ponham a mão sobre o coração para sentir as batidas, respirem bem fundo e encham os pulmões, soltando o ar devagar. Além disso, dizer que dentro de nós temos muitos órgãos, mas que nós não os vemos – porém, eles estão dentro do nosso corpo, cada um desempenhando uma função específica para que nosso corpo funcione em perfeita harmonia. Em seguida, pedir que observem nas figuras os mamilos e o umbigo, assim terão algo como referência. Pedir então que peguem as figuras dos órgãos que ficam dentro do tronco (pulmão, coração, estômago).

         * Ligados ao nosso tronco o que temos? Pernas, braços, mãos, pés. O evangelizador deverá pedir então para que peguem as partes relacionadas aos membros.

         Terceiro momento: apresentar um(a) boneca (o) para os evangelizandos e perguntar:

         * O que tenho nas mãos?

         * A boneca pode se movimentar sozinha? Por quê?

         * E nós podemos nos movimentar sozinhos? Por quê?

         * Somos parecidos com a boneca? Então porque nós podemos nos movimentar e a boneca não? Nós podemos nos movimentar, pois o nosso corpo tem vida; há uma alma que o comanda. Nosso corpo é uma criação de Deus; e o Espírito, que também é criação de Deus, é quem dá vida ao nosso corpo.

         Quarto momento: contar a história Jader, o jacarezinho. Destacar que Jader era tão preguiçoso que nem os dentes ele gostava de escovar. Lembrar que os jacarés também escovam dentes: eles abrem a boca e os passarinhos pousam em sua enorme bocarra e então ficam comendo os restos da comida. Jader comia demais e coisas desnecessárias, por isso ele estava ficando obeso e não conseguia realizar certas tarefas. O evangelizador poderá perguntar durante a narrativa o que irá acontecer com os dentes do Jader se ele não escovar os dentes.

         Quinto momento: indagar o que aprenderam com a história.

         Sexto momento: questionamentos para avaliar e reforçar o aprendizado.

         * Qual foi o lindo presente que Papai do Céu deu para nós, para podermos viver na Terra? O corpo físico.

         * Quando ganhamos um presente, o que devemos fazer para poder sempre brincar com ele? Cuidar para que esteja sempre em bom estado de uso.

         * Como podemos usar nosso corpo? Podemos usá-lo para estudar, brincar, trabalhar, ajudar nossos amiguinhos.

         * Para que nosso corpo esteja sempre em perfeito estado, que cuidados devemos ter com ele? Fazer nossa higiene corporal todos os dias: tomar banho, escovar os dentes, comer alimentos saudáveis, praticar esportes.

         * Como é formado nosso corpo? Nosso corpo é formado por várias partes: cabeça, barriga, pernas, braços, etc.

         * Quais são as utilidades de cada parte do corpo? Pedir para que cada evangelizando cite uma parte do corpo e diga algo de bom que pode realizar com ela.

         * Quem faz nosso corpo se movimentar? O corpo cumpre ordens do Espírito, de quem é mero instrumento.

         * Para que precisamos do nosso corpo? Deus concede ao Espírito a dádiva de um corpo para que possa aprender e trabalhar, buscando a perfeição. Podemos considerar nosso corpo como uma roupa preciosa.

         * Quem foi que criou nosso corpo? Deus, nosso Pai.

         Sétimo momento: colorir as partes do corpo humano, para logo a seguir fazer colagem em papel, organizando as partes. Com o auxílio do evangelizador, o evangelizando deverá fazer os contornos necessários.

         Veja alguns modelos a ser usado.

         Modelo 1      Modelo 2      Modelo 3

         Fontes: http://www.miniweb.com.br/cantinho/Infantil/38/colorir.html

         http://www.miniweb.com.br/cantinho/Infantil/38/colorir34.html

         http://www.miniweb.com.br/cantinho/Infantil/38/colorir35.html

         http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/desenhos-para-colorir-corpo-humano/

         Prece de encerramento

         Sugestão: jardim.

         Sugestão de aula enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, Centro Espírita Fé, Amor e Caridade - Campo Grande/MS.



         


[Aulas]    |    [Imprimir]