Cooperação

         Prece inicial

         Primeiro momento: o evangelizador deve questionar os evangelizandos se eles colaboram em casa, na escola, na casa dos parentes. Como eles cooperam? De que forma eles poderiam cooperar mais, caso não cooperem muito? Escute as respostas das crianças primeiramente; algumas poderão estar colaborando mais em casa do que outras. Dessa forma, pode-se adaptar as perguntas de acordo com o material traduzido pela turma.

         Salientar como podemos ser mais cooperativos.

         * Escutar com atenção as pessoas quando falam conosco;

         * Divida o que você tem com os outros colegas que gostariam de ter algo igual ao que tens;

         * Ofereça ajuda quando algo deve ser feito para que não fique pesado para ninguém;

         * Converse educadamente com a pessoa que estiver ofendendo-o, por exemplo;

         * Faça sempre o seu melhor quando for solicitado o seu auxilio para alguma atividade. Isso fará com que os outros sigam o seu exemplo;

         * Demonstre apreço pelas pessoas que o auxiliam;

         * Encoraje os outros a fazer o seu melhor;

         * Convide os outros a trabalhar/brincar com você.

         * Nunca isole nenhuma pessoa. Todos temos algo de bom a oferecer; ninguém gosta de se sentir isolado.

         Segundo momento: pedir para que cada evangelizando desenhe no caderno uma situação na qual eles cooperaram com alguma pessoa. O evangelizador deve estimular para que cada criança apresente uma situação a fim de que ela se sinta encorajada a cooperar mais fora da casa espírita. Por exemplo, oferecer ajuda aos pais para colocar os talheres na mesa antes das refeições.

         Terceiro momento: escolha uma das seguintes atividades para ser feita com os evangelizandos.

         Atividade 1: dividir os evangelizandos em pequenos grupos e pedir para que eles inventem um novo animal. Eles deverao dar um nome ao mesmo, imaginar onde ele viveria e como ele viveria. Dessa forma, estimula-se a cooperação entre os evangelizandos para o trabalho em grupo. Cada grupo terá 10 minutos para criar esse novo personagem. Logo após deve-se pedir para que os grupos apresentem o seu animal ao restante do grupo.

         Atividade 2: dividir os evangelizandos em pequenos grupos e peça para que eles inventem uma música. Um grupo fará som batendo palmas; o outro assobiando; o outro batendo com as mãos nas cadeiras e o outro grupo fazendo sons com a boca. Cada grupo deverá fazer o seu som correspondente quando o evangelizador apontar para o grupo. Para que o som saia legal, os grupos deverão prestar atenção ao que os colegas estão fazendo. O evangelizador deve apontar para um grupo de cada vez, a fim de que os outros esperem cada um a sua vez. Com o tempo, o evangelizador perceberá que as crianças irão trabalhar de forma organizada e que o som sairá de forma coordenada. Assim que o concerto acabar, pergunte a eles se gostaram da brincadeira. Pergunte depois se essa atividade necessitou de cooperação para dar certo. Por quê? Cooperação é muito importante no nosso mundo; sem cooperação não podemos progredir espiritualmente e materialmente. É uma excelente ferramente que pode ser desenvolvida. O evangelizador deve parabenizar o grupo por terem conseguido trabalhar juntos, nessa atividade. Isso estimulará as crianças a trabalharem mais em conjunto.

         Quarto momento: agora solicite aos evangelizandos que enumerem uma lista de benefícios quanto a cooperação. Porque é bom cooperar? O evangelizador pode pedir para que eles escrevam no caderno e logo depois compartilhe com o restante dos colegas. Pode-se também criar um cartaz no qual cada evangelizando escreva e/ou desenhe dois benefícios resultantes da cooperação.

         Quinto momento: converse com os evangelizandos quanto a próxima aula. Peça para que eles anotem o que foi que cooperaram em casa com os pais e/ou na escola com os colegas. Solicite que eles tragam essa lista para a aula seguinte, a fim de analisar o progresso das crianças. Entregue a seguinte mensagem para que os pais possam se conscientizar da necessidade de incentivar os filhos a colaborarem no lar, e para que conheçam o assunto que foi estudado na aula de evangelização.

         Clique aqui para ver sugestão de mensagem.

         Prece de encerramento

         Sugestão: 1º e 2º ciclos, aprofundar de acordo com a maturidade/condições da turma.

         Obs.: algumas atividades foram adaptadas do site: Good Character - Resources for Character Education, Guidance, Lifeskills.

         Evangelizadora: Carolina von Scharten, London, Sir William Crookes Spiritist Society linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies.



         

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