Conte Mais is part of the project which is being coordinated by the Spiritist Federation of Rio Grande do Sul/Children and Youth Department. These stories were being used by the Spiritist Educators since 1950 and are now being launched in these series of books. The book collection is classified in accordance with the topic it is related to in order to make it easier for it to be used.

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"E o semeador saiu a semear..."
(Jesus)

         A plasticidade do pensamento infantil e o seu valor construtivo nos indicam a direção certa da educação moral que devemos oferecer à crianças e jovens.
         Os adultos que cercam a criança - pais, familiares, professores - são os responsáveis pelas formas pensamento que criam no seu espírito:
         "Constitui obrigação primeira daqueles que se desvelam e se responsabilizam pela infância, a literatura simples, pura, eloqüente, adequada aos espíritos que são imortais.
         Através da leitura disciplinada, dos contos fáceis e educativos, das mensagens de amor, o pensamento irá criando imagens mais cristalinas, vivendo as fases e etapas de enobrecimento dos personagens em foco, criando quadros positivos, que repercutirão, mais tarde, na sua vida física e espiritual". (cf.. Bezerra de Menezes, in: "Garimpeiros do Além").
         Na história da humanidade, constatamos que as grandes lições sempre foram apresentadas de forma poética, em fábulas, contos simples, parábolas. A verdade moral aparece simulada, velada, mas com um profundo significado, a fim de sobreviver ao tempo...
         Os modelos morais a serem seguidos são apresentados de forma simbólica, com a finalidade de mostrar, mediante uma representação exemplar, algum princípio ou comportamento ético. Este é o objetivo da boa história.
         Os modelos apresentam condutas, atitudes ou formas de vida que, além de propor valores, também testam a maneira de pô-los em prática.
         A utilização da literatura infanto-juvenil na forma narrativa constitui um dos meios essenciais para a construção de identidade moral. A linguagem simbólica é um recurso eficaz para transmitir um conhecimento mais vivo dos valores morais.
         Além disto, a contação de histórias ou a sua leitura para crianças e jovens proporciona ao adulto uma sensação muito agradável, pois ajuda-o a equilibrar-se, buscar serenidade, desenvolvendo a criatividade, a linguagem, o raciocínio e a memória.
         Ao contar a história infantil ou juvenil, através da trama e dos personagens, revive-se todas as energias das emoções básicas da estrutura psíquica, descarregando emoções e sentimentos, bons ou ruins, que estão armazenados na bagagem do inconsciente desde a fase fetal ou infanto-juvenil, abrindo canais de extravasamento destas energias que, muitas vezes, são causas ocultas de problemas psicológicos e emocionais no adulto.
         Esta atividade proporciona ao adulto reencontrar a criança perdida dentro de si, com a sua inocência, pureza e simplicidade, sem preconceitos.
         Não é só um processo empático de colocar-se no lugar da criança que ouve, sentir como se fosse ela, mas de plenificar-se, como ser humano, auto-conhecendo-se, descobrindo-se. Não é sem lógica que Jesus afirma: "Digo-vos, em verdade, que aquele que não recebe o reino de Deus como uma criança, nele não entrará", (Marcos X v. 15 a 16).
         Nestes momentos sublimes, em que os sentimentos e as emoções falam mais alto do que a razão e a lógica, é que se faz a semeadura de valores morais.
         O contador de boas histórias é o semeador que saiu a lançar a semente do bem no solo fértil da mente infanto-juvenil. Estas sementes se multiplicarão dando algumas "cem por uma, outras sessenta e outras trinta" (Mateus, cap. XIII, v. 1 a 9).

Porto Alegre, 12 de março de 2004.

Trecho extraído da Apresentação do Livro "Conte Mais" - volume 3 - Editora Francisco Spinelli - Fergs



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