Prece inicial
Obs: iniciar explicando que há um convidado para a aula e que ele se ofereceu para fazer a prece inicial.
Primeiro momento: apresentar o convidado, que é um fantoche. Dizer o nome dele, e explicando que ele vai participar da aula. Ao realizar a prece inicial o amigo fantoche se desarmoniza, conversando com os evangelizadores durante a prece, empurrando as crianças, falando rápido e sem sentimento, mexendo no material escolar, fazendo gracinhas, durante a prece (como as crianças costumam fazer, às vezes).
Segundo momento: após a prece perguntar:
Será que o amigo fantoche fez a prece da maneira adequada? (pode-se perguntar primeiro ao próprio fantoche, iniciando a pergunta dizendo que achou a prece esquisita e diferente das que costumamos fazer para iniciar a aula...).
Como deve ser realizada uma prece? Deve ser sincera, realizada com calma, falando o que se passa no coração, sem mexer nos materiais para não dispersar a atenção, sem empurrar, sem fazer gracinhas.
Obs.: o evangelizador deve convidar as crianças para fazer uma nova prece, agora da maneira correta.
Perguntar ao amigo fantoche o que ele achou da nova prece. O amigo fantoche, deve dizer que não sabia que era assim que se fazia uma prece. Em algum momento da conversa, o fantoche pode perguntar quando se pode fazer uma prece, se é preciso unir as mãos, ficar de joelhos e outras indagações que o evangelizador achar interessante a respeito do tema da aula. Procurar fazer com que as crianças participem, respondendo ao fantoche e complementando quando necessário.
Terceiro momento: Ouvir a música ANTES DE DORMIR, do CD Cancioneiro Espírita, volume 4, faixa 9 ou ler com eles a letra. Site www.cancioneiro.com.br
Quarto momento: perguntas e comentários sobre a letra da música:
Costumam fazer uma prece antes de dormir?
É importante fazer uma prece, para que possamos encontrar o nosso espírito protetor durante o sono, e ter uma boa noite de sono (aprofundar a explicação conforme a idade e maturidade das crianças).
Importante antes de dormir fazer uma reflexão sobre o dia, sobre as coisas que fez, se errou nas decisões e o que fez de certo.
Se errou ou magoou alguém, procurar corrigir e se perdoar, procurando não errar em outra oportunidade. Se possível pedir perdão.
Quinto momento - atividade: distribuir um pequeno coração de cartolina para que as crianças escrevam o que podem agradecer durante uma prece. Pode ser feito, também, um desenho de acordo com o tempo disponível da aula.
Prece de encerramento: pode ser feita pelo amigo fantoche, que aprendeu as condições para orar. Sua prece será feita com o coração, com calma e pode agradecer por tudo o que aprendeu na aula.
Sugestão: primeiro ciclo.