Conceito e mecanismo da prece - capacidade de concentração


         Prece inicial:

         Objetivo: que os jovens compreendam o valor da prece, os seus mecanismos (pensamento) e a importância da capacidade de concentração para que tenhamos uma prece eficaz.

         Primeiro momento: distribuir uma bala (doce) para cada evangelizando. Ao fazer isso, deverá o evangelizador realizar da forma mais espontânea possível, pois o jovem, ao receber e agradecer pela gentileza sem perceber, mesmo que de forma singela, está fazendo uma prece. Esse momento pode ser utilizado mais adiante, no decorrer da atividade.

         Segundo momento: entregar a cada jovem um quebra-cabeça. Estipular que os jovens tem 5 minutos para montar o quebra-cabeça. O principal, nessa atividade, é o exercício da capacidade de concentração. Durante a montagem, o evangelizador poderá fazer algum barulho, bem como ligar e desligar um equipamento de áudio (rádio), abrir e fechar janelas, arrastar uma cadeira, etc. Transcorrido o tempo estipulado, observar os resultados obtidos. Se houver necessidade, disponibilizar mais um pequeno prazo para conclusão da montagem.

Clique aqui para ver modelo do quebra-cabeça.

         Terceiro momento: conversar sobre a atividade, questionando qual a importância da concentração. Pedir que os jovens relatem algum momento em que lhes faltou a concentração na vida cotidiana. Também lembrar acerca da importância da concentração durante uma prece.

         Quarto momento: indagar o que é prece. Pedir que os jovens encontrem vários conceitos de prece que estão escondidos em suas cadeiras (o evangelizador deve esconder os papéis antes do início da aula). Ler as definições encontradas e escrevê-las no quadro de giz ou em um cartaz.

         Quinto momento: perguntar: Agradecer, louvar e rogar a quem? Como a prece chega a Deus? Lembrar que estamos mergulhados no fluido cósmico universal, que é o veículo do pensamento. Perguntar, então, sobre a importância da prece. Colocar uma prece embaixo de um refratário (prato) de vidro transparente. Por, no prato, um pouquinho de água. Pedir a um jovem que leia a prece que está em baixo do prato (a água, sendo transparente, não impede a leitura). Enquanto ele lê a prece, pingar, aos poucos, tinta escura, até que não seja possível continuar a leitura (a água vai ficando de outra cor, até ser impossível ler a prece). Explicar que a água é o fluido cósmico universal e que a tinta significa a falta de concentração. Se não estamos concentrados, a prece não atinge seus objetivos. Lembrar que um pequeno agradecimento, feito com o coração, é uma prece. Podemos citar de exemplo o agradecimento feito pela bala, no início da aula.

         Conclusão: ouvir a faixa 3 do CD Momento Espírita nº 1, A Prece, da Federação Espírita do Paraná. Clique no link 'Sites' para acessar a homepage do Momento Espírita.

         Prece de encerramento


         Bibliografia:
         O Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XXVII;
         O Livro dos Espíritos, Questões 658 a 666;
         CD Momento Espírita, volume 1, faixa 3, A Prece, da Federação Espírita do Paraná;
         Apostila da FEB - coleção nº 3 / 1997.

         Evangelizadores: Ricardo e Maria Cláudia


         

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