Comunicabilidade dos Espíritos


         Prece inicial:

         Objetivo: identificar, através da dinâmica proposta (mímicas), o que é comunicabilidade entre espíritos encarnados e desencarnados, bem como as diversas formas de manifestações medianímicas.

         Primeiro momento - sugestão de dinâmica a utilizar (retirada de Apostila da FEB, pré-juventude, 5ª unidade: O Espiritismo):

         Jogo da mímica: consiste em escrever em cartões ou palitos de picolé diversas profissões (conhecidas dos jovens e próximas de sua realidade; ex: médico, cantor, lixeiro, dentista, pintor, mecânico, etc).

         Segundo momento: o evangelizador dividirá a turma em 02 grupos: A e B. O grupo "A" sorteará um cartão e representará a profissão nele escrita, através de mímicas. Enquanto isso, o grupo "B" deverá adivinhar a profissão representada pelo outro grupo; se acertar, ganhará 01 ponto. Caso não consigam, o grupo que está representando ganhará 02 pontos.
         Os grupos apresentarão as profissões, alternadamente, e terão apenas duas chances para adivinhar a profissão. O jogo será encerrado quando todos os cartões forem sorteados ou seguirá enquanto houver interesse da turma.

         Terceiro momento: no final da brincadeira o evangelizador perguntará aos evangelizandos:

          1º) Como foi possível descobrir as profissões citadas nos cartões?

          2º) Existem outras maneiras de nos comunicar com as pessoas?

          3º) O que é comunicação?

          4º) Podemos mandar e receber mensagens para qualquer pessoa ou lugar?

          5º) E dos desencarnados podemos receber mensagens?

          6º) Como os espíritos desencarnados se comunicam com os encarnados?

         Ouvir as respostas e desenvolver o tema.

         Prece de encerramento


         Bibliografia:
         Mello, Jacob. O Passe. cap VI, pág. 69. Ed. FEB.

         Kardec, Allan. O Livro dos Espíritos. Introdução, item VI.

         Apostila da FEB - Ano 1997 (Coleção de Planos de Aula nº 3).

         Evangelizadores: Ricardo e Maria Cláudia


         

[Dinâmicas]    |    [Imprimir]