Compartilhar é bom


         Obs.: em aula anterior, pedir para que os evangelizandos tragam para próxima aula (“Compartilhar é bom”), um brinquedo que goste para brincar com seus colegas, um que não goste tanto (e que gostaria de trocar por outro do colega) e um outro para doação, totalizando três brinquedos.

         Se o evangelizador, conhecendo a turma, entender que pode gerar tumulto levar um brinquedo para brincar e outro para trocar, pode pedir apenas o brinquedo para doação.

         Prece Inicial

         Objetivos da Aula: levar os evangelizandos a entender que “Compartilhar” é participar de ações que beneficiem os outros e a nós mesmos, e também que não só devemos doar coisas materiais, mas também calor humano, cooperando e compartilhando em atitudes uns com os outros. Conscientizá-los que somos todos irmãos e que devemos auxiliar-nos uns aos outros.

         Primeiro momento: sondagem de comportamento e sentimentos, através de um diálogo, em grupo, sobre os sentimentos apresentados pelos evangelizandos.

         Questionar:

          De quem ganharam o brinquedo que trouxeram?

          Porque gostam deste brinquedo?

          Que lembranças este brinquedo trás?

          Tiveram dificuldade em escolher os brinquedos?

          Gostaram da idéia ou acharam ruim doar seus brinquedos para pessoas desconhecidas?

          O que pensam de compartilhar seus pertences com os colegas da sala?

          O corpo é empréstimo de Deus? Por quê? Sim, é a morada transitória do Espírito que somos.

         Segundo momento: recolher os brinquedos levados para doação e pedir para que guardem os que trouxeram para brincar e trocar com os colegas, em uma caixa ou sacola, previamente preparada pelo evangelizador. Esclarecer para quem serão doados os brinquedos arrecadados.

         Terceiro momento: explicar aos evangelizandos que todos irão receber um saquinho com brinquedos e que após todos terem recebido o seu, todos poderão brincar harmoniosamente por cinco minutos.

         Quarto momento: aplicar a dinâmica É dando que se recebe.

         Quinto momento: recolher os brinquedos montados e dialogar com as crianças sobre o que ocorreu na dinâmica, concluindo a finalidade da mesma. Perguntar:

          Qual o significado da palavra compartilhar (aguardar as respostas e logo em seguida esclarecer o significado caso haja necessidade).

          Qual foi o benefício em compartilhar as peças dos brinquedos com os colegas?

          O que podemos compartilhar com o nosso próximo no nosso cotidiano?

         Lembrar que podemos compartilhar:

         Bens Materiais (caridade material): doação de alimentos, roupas, dinheiro, remédios, brinquedos, material escolar.

         Bens Espirituais (caridade moral): prece, vibrações positivas, perdão sincero, sentimentos de amor e carinho, consolo nas horas de dificuldades, um abraço, um sorriso, um aperto de mão, doçura no trato pessoal, compaixão, compreensão.

         * Caso os evangelizandos questionem sobre a doação de dinheiro, dizendo que a pessoa poderá gastar com outra coisa, a qual não era para a intenção que pediu, o evangelizador deverá argumentar que o que vale é a nossa intenção de ajudar, o que a pessoa vai fazer com o dinheiro ou qualquer outra coisa material que tenha recebido, isso não é da nossa conta, porque, no ajuste de nossa conta com Deus, somente vão contar “as nossas atitudes”. Cada um é responsável pelas suas atitudes, pensamentos e palavras.

         Sexto momento: contar a História Uma conversa no ônibus.

         Sétimo momento: dialogar em grupo a respeito da história, concluindo que: “Compartilhar” é participar de ações que beneficiem os outros e a nós mesmos e que, portanto, não só devemos doar coisas materiais, mas também calor humano; com a nossa participação pessoal, como conta a história. Comentar o quanto eles são privilegiados por possuírem uma família, o que comer todos os dias, uma cama quentinha para dormir, enfim, todo o conforto e os muitos presentes que ganham durante o ano.

         Oitavo momento: o evangelizador deverá pedir para que os evangelizandos pensem nas crianças e jovens que não tem tudo o que eles possuem, principalmente as crianças que vivem em orfanatos e nas ruas. Pedir para que fiquem um minuto em silêncio para refletirem sobre o assunto. Logo em seguida, o evangelizador deverá pedir sugestões, para alegrar essas crianças e jovens necessitadas de conforto e carinho (o ideal seria conduzi-los à idéia de arrecadação de brinquedos, roupas, alimentos...).

         Após ouvir as sugestões, o evangelizador deverá dizer para eles a importância de todos se empenharem em arrecadar brinquedos, roupas, sapatos e tudo que possa trazer um pouco mais de consolo para esses irmãos.

         Lembrar que hoje estamos em uma situação privilegiada, mas que o amanhã ninguém pode prever, portanto; ajudando hoje, com certeza seremos ajudados amanhã; isso se chama, “LEI DE CAUSA E EFEITO”.

         Nono momento: as crianças poderão pegar os brinquedos que trouxeram para aula, fazer as trocas e brincar junto com os colegas.

         Prece de encerramento

         A T E N Ç Ã O!! O evangelizador somente deverá permitir o acesso aos brinquedos que os evangelizandos trouxeram para brincar, após o termino da aula, porque as crianças ao estarem de posse dos brinquedos terão dificuldade de se concentrarem na mensagem da aula, pois sua atenção estará voltada para os brinquedos. Seus cérebros estarão pensando em uma única coisa... Brincar... brincar... brincar...

         Contribuição enviada pela evangelizadora Sandra Ramos Medeiros, do CEFAC – Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, da cidade de Campo Grande/MS.

         Sugestão: primeiro, segundo e terceiro ciclos, adaptando de acordo com a maturidade da turma.






         

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