Chico Xavier IV




         Prece inicial

         A presente aula tem como tema o maior médium brasileiro. O evangelizador deve locar o filme CHICO XAVIER, e utilizar o notebook (ou o datashow) para que os evangelizandos conheçam a história de Chico Xavier.

         Primeiro momento: abaixo seguem os comentários que podem ser feitos e o tempo de filme que deve ser passado para que assistam apenas a história de Chico – porque o filme tem uma história paralela.

         1 - Comentar acerca do nome e alguns fatos da infância.

         Francisco Cândido Xavier, pais João Cândido Xavier e Maria João de Deus e que tinha oito irmãos.

         Falar acerca da morte da mãe de Chico quando ele tinha cinco anos e da separação dos irmãos.

         Relatar que Chico sofreu maus-tratos, durante dois anos, que foram praticados por sua madrinha Rita de Cássia.

         Aparecimento da mãe, em Espírito e o encontro com Cidália Batista (madrasta que acolheu os nove filhos de seu João Cândido Xavier).

         Chico trabalhava desde criança em uma fábrica, depois em uma venda, mais tarde foi aprovado em Concurso Público para trabalhar no Ministério da Agricultura, como escriturário (ganhava muito pouco).

         Partes do filme - de 8 :14 min até 22 min

         De 40:27 min até 46:16 min

         2 - Quando Chico era adolescente, apareceu a ele o Espírito que seria seu mentor nesta reencarnação: Emmanuel (se possível, mostrar figura de Emmanuel). Eles tiveram muitas conversas. Emmanuel sempre esteve ao seu lado auxiliando e orientando diante das dificuldades e obstáculos que surgiam para o cumprimento de sua missão.

         Parte do filme - de 47:40min até 50 min

         3 - Chico publicou o primeiro livro que tinha como título Parnaso de Além Túmulo, com poesias de poetas desencarnados como Castro Alves, Augusto dos Anjos e muitos outros.

         Parte do filme 55 min - 59 min

         4 – Chico recebia cartas psicografadas, pra familiares que tiveram alguém que desencarnou.

         Ele costumava ver, muitas vezes, o Espírito que mandava a mensagem e o descrevia: tem cabelo assim, olhos de tal cor, e está vestindo uma roupa tal. E os parentes e amigos do desencarnado confirmavam que era o morto mesmo. Chico também descrevia lugares, contava situações que só o desencarnado e o parente sabiam ou tinham vivenciado, e dizia como a pessoa morreu. Também assinava muitas mensagens com assinatura semelhante à letra do Espírito enquanto no corpo físico.

         Os parentes e amigos dos desencarnados confirmavam que era o seu filho, amigo, mãe ou pai, tudo conforme Chico descrevia, e se emocionavam. Os desencarnados mandavam mensagens de otimismo, que não era para chorar por eles, porque eles continuavam vivos, apenas vivendo no Mundo Espiritual. Muitos deles também pediam para que as pessoas transformassem saudade em trabalho no bem (caridade).

         Parte do filme – de 1:32 min até 1: 36 :40 min

         5 - Chico foi um dos maiores médiuns que já existiu. Ele recebia mensagens psicografadas em línguas que ele não falava, como inglês e francês.

         Chico foi sempre um exemplo de amor e bondade. Cumpriu com sua missão na Terra. Vocês conseguem imaginar a recepção para Chico quando ele chegou ao Mundo Espiritual? Com certeza foi muito alegre.

         Parte do filme – de 1:54 min até o final do filme



         Segundo momento: comentários finais acerca da vida de Chico Xavier.

         a) Porque Chico conseguiu trilhar um caminho tão reto e obter ajuda para poder ajudar os mais necessitados? Porque Chico sabia o poder que tinha a prece, então vivia em constante oração, e com isso adquiria paciência, coragem, boas ideias, resignação e fé para realizar sua missão aqui na Terra, que era vivenciar o Espiritismo: amando ao próximo sob todas a coisas. Praticava o bem e o bem retornava para ele; era auxiliado pelos Espíritos superiores, sintonizava com eles. Chico praticava a caridade em todas as suas formas, material, gestual, mediúnica, passiva, verbal, mental; sempre tinha uma palavra amiga, um abraço, um carinho a ofertar.

         b) Qual era então a missão de Chico Xavier? Vivenciar em seu dia-a-dia todas as lições que Jesus nos ensinou e que a Doutrina Espírita veio nos confirmar. Psicografou muitos livros ditados pelos Espíritos superiores para auxiliar no nosso progresso moral.

         c) Como ele vivenciou o Espiritismo? Amando a Deus e ao próximo acima de todas as coisas. Praticando o “Fora da caridade não há salvação”, conforme o ensinamento de O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.

         Evangelizadora: Claudia.



         


[Aulas]    |    [Imprimir]