Prece Inicial
Primeiro momento: contar a história Caridade, o amor em ação.
Segundo momento: entregar o texto abaixo, perguntando o que Jesus quis dizer com o ensinamento.
“(...) tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.
(...) Em verdade vos digo, todas as vezes que isso fizestes a um destes mais pequeninos dos meus irmãos, foi a mim mesmo que o fizestes. (...)”
Jesus, em O Evangelho Segundo o Espiritismo, capitulo XV, Fora da caridade não há salvação.
Terceiro momento: relacionar o ensinamento de Jesus com a história contada:
Será que Dona Maria fez o bem com interesse, pensando em si mesma? Importante fazer o bem desinteressadamente.
Dona Maria não escolhia a quem auxiliar.
Quem é o nosso próximo? É quem está mais próximo de nós, precisando de ajuda naquele momento.
Por que devemos fazer o bem? Fazer o bem não porque vamos receber algo em troca, mas porque é a decisão certa e traz felicidade.
O bem que fazemos desinteressadamente sempre retorna a nós.
Quarto momento: conversar sobre os seguintes aspectos da caridade:
Quando realizar a caridade?
A Caridade está ao alcance de todos?
Está nas grandes e pequenas obras;
Está nos pequenos gestos;
O silêncio, às vezes, também é uma forma de caridade. Ex.: diante de uma ofensa.
A caridade pode ser realizada através de uma palavra de consolo;
Com o nosso exemplo: vivendo dignamente;
No trabalho honesto ou na oportunidade de trabalho que criamos;
Na divulgação da Doutrina Espírita;
Na prece realizada com o coração;
No abraço carinhoso.
Subsídio ao evangelizador:
Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
Benevolência (boa vontade) para com todos, indulgência (disposição para desculpar) para as imperfeições alheias, perdão (desculpar) das ofensas. LE - Questão 886.
"Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós", é a expressão mais completa da caridade, porque resume todos os deveres do homem para com o próximo.
O Evangelho Segundo o Espiritismo – Cap. XI, item 4.
Quinto momento – atividades:
Caça-palavra torto.
Resposta Caça-palavra torto.
Descubra o ensinamento de Jesus.
Resposta Descubra o ensinamento de Jesus.
Sexto momento: reforçando o aprendizado dos educando pela arte.
O que o deixa muito bravo? Converse com os educando de maneira a levá-los a compartilhar as ideias que tem em mente. Solicite que desenhem uma pessoa fazendo algo que os faça sentir raiva, logo após outro desenho de uma pessoa perdoando esta que está fazendo algo que despertou o sentimento da raiva. Após faça a comparação juntamente com eles, da expressão no rosto da pessoa antes de ser perdoada e após receber o perdão.
Levando-os a concluírem que o mesmo acontece conosco quando estamos em situação semelhante. Lembrar que a caridade está ligada ao perdão, como foi ensinado por Jesus.
Sugestão do sexto momento enviada pela evangelizadora Carolina von Scharten, London, Sir William Crookes Spiritist Society linked to BUSS - The British Union of Spiritist Societies.
Prece de encerramento
Sugestão: terceiro ciclo.