Bons Espíritas V


         Prece inicial

         Primeiro momento: distribuir a letra da música Trocando de roupa, de autoria de Marcos Canduta e Jaime Togores, que faz parte do Cd Cancioneiro Espírita vol. 2, disponível para baixar gratuitamente no site www.cancioneiro.com.br. Colocar a música para tocar e pedir para os evangelizandos acompanharem a letra, cantando juntos.

         Segundo momento: perguntar sobre quais os assuntos que são abordados na música: reencarnação, evolução, aprendizado constante. Tudo isto faz parte dos princípios de qual religião? A Doutrina Espírita.

         Terceiro momento: o evangelizador deverá dizer que vai distribuir algumas perguntas para eles. Que deverão pensar antes de responder e responder com sinceridade. Não precisam colocar o nome. Depois de respondida, recolher e colocar em uma caixa. Clique aqui para ver as perguntas.

         Quarto momento: perguntar como nasce uma árvore. Começa com a semente, que é colocada na terra, precisa de água, sol, algumas de mais sombra ou mais sol. E a árvore vai crescendo. Depois vêm as folhas e algumas dão frutos e flores.

          Levar os desenhos das fases da árvore e na medida em que a conversa for se desenrolando, colar no quadro ou em um papel pardo as fases da árvore.

          Colar o desenho de uma semente.

          A semente crescendo.

          O caule da árvore.

          A árvore com folhas

         Obs.: tem muitos desenhos da internet.

         Quinto momento: perguntas.

          O que tem de semelhante à árvore com o nosso nascimento?

         Assim como a árvore nasce de uma pequena semente, nós também reencarnamos através da fecundação, isto é, da união do óvulo com o espermatozoide. Como se fosse uma pequena semente. Apenas um espermatozoide consegue fecundar o óvulo. Tudo é devidamente planejado, conforme as características necessárias ao corpo físico. Vamos crescendo, nos alimentando. Enquanto estamos na barriga, ali é a nossa casa.

          O que precisa a árvore para crescer? Sol, a terra, a água.

          É nós para crescermos fisicamente precisamos de que? De alimento, de água, às vezes de alguns remédios.

          Diferente da árvore nós precisamos de outro tipo de alimento. Qual o alimento? O alimento do Espírito, pois nós somos Espíritos e estamos em um corpo físico. Nossa essência é espiritual.

          Onde encontramos o alimento que o nosso espírito precisa para evoluir? Na prece, nos bons livros (aqueles que nos trazem uma mensagem para o bem), nas aulas de evangelização, boas músicas, bons conselhos – que é um bom conselho? (são aqueles que não nos prejudicam e nem aos outros).

          Assim vamos formando uma bagagem espiritual que vai nos auxiliar na hora das escolhas.

         Sexto momento: assim como a árvore vai crescer com as tempestades, o sol forte, os ventos e se tornar uma árvore forte e grande, nós também, através do nosso esforço para sermos bons filhos, respeitando o próximo, sendo bons amigos, bons alunos, no futuro sermos bons profissionais, bons pais e mães, vamos fortalecendo a nossa fé, desenvolvendo a nossa inteligência e sabedoria. Assim estaremos evoluindo e nos fortalecendo para enfrentar as dificuldades que podem surgir em nosso caminho, com confiança e fé em Deus e Jesus.

         Sétimo momento: Vocês sabem como se reconhece o verdadeiro Espírita? Ouvir as respostas e complementar. Será que é porque nunca erra? Por que esta sempre na casa espírita? Por que faz palestras? Por que é evangelizador? Vamos descobrir? Ler em O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, Sede perfeitos – Os bons espíritas.

“Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más.”


         * Explicar que seremos reconhecidos como verdadeiros Espíritas pelos nossos esforços no bem. Os princípios da Doutrina Espírita tocam o coração. O verdadeiro espírita reconhece que comete erros, mas sempre está se esforçando para acertar. Normalmente nós sabemos quando estamos agindo errados. Através de quê? Da nossa consciência. Através do nosso esforço em evoluir espiritualmente, a nossa consciência vai se ampliando e vamos nos conhecendo e percebendo as virtudes que precisamos desenvolver. Esta bagagem espiritual que vamos conquistando nos auxilia na hora das escolhas que teremos que fazer durante a vida, assim vamos caminhando rumo à perfeição relativa e a felicidade real.

         Oitavo momento: ler as respostas dos evangelizandos à pergunta inicial da aula. Não fazer críticas, ler apenas como uma reflexão.

         Obs.: foi um momento bem importante da aula. Em nossa turma alguns escolheram a segunda alternativa - Sou Espírita – de maneira meio incerta, com um pouco de vergonha. Porem riscaram a parte que diz “com um pouco de vergonha”.

         Nono momento: atividade.

         Distribuir corações e solicitar que escrevam uma coisa que consideram que o bom espírita deve se esforçar por praticar ou uma virtude que devem desenvolver.

         Recolher os corações e colocar na árvore entre as folhas, pedindo para que cada uma leia a sua resposta.

         Clique aqui para ver os desenhos.

         Prece de encerramento

         Sugestão: terceiro ciclo.



         

[Aulas]    |    [Imprimir]